15.12.08

CONEB da UNE tem mais de 2300 credenciados;
Movimento Da Unidade Vai Nascer a Novidade sai fortalecido

No último sábado (13), todos os estados brasileiros montaram postos de credenciamentos para participar do 12o Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE. O resultado aponta para uma atividade vitoriosa: mais de dois mil e trezentos Centros e Diretorios Acadêmicos se inscreveram para participar.Representantes dos CAs e DAs vão se reunir, entre 17 e 20 de janeiro, em Salvador, para debater questões ligadas à educação e mobilização estudantil. O CONEB vai discutir, entre outras coisas, o Projeto de Reforma Universitária da UNE.Para o diretor jurídico da UNE e coordenador do coletivo universitário da UJS, André Tokarski, o movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" é o único presente em todos os estados do país e obteve uma vitória importante, credenciando uma grande delegação.

"A pauta tem por objetivo a aprovaçao do novo projeto de reforma universitária da União Nacional dos Estudantes. Além disso o CONEB vai ser preparatório para a atuação da entidade na Conferência Nacional de Educação que terá, já no ano que vem, as etapas municipais e estaduais", afirma.Segundo Márcio Cabral, diretor de movimento universitário da UJS, o momento agora é de preparar a mobilização dos delegados e de viabilizar o transporte para levá-los.

"O credenciamento mostrou a vitalidade do movimento estudantil e a força do nosso movimento ["Da Unidade Vai Nascer a Novidade"], mas não podemos relaxar. Precisamos cuidar da mobilização política dos delegados a partir do debate da tese e outras atividades. E também é muito importante começarmos a correr atrás do transporte, pois a bienal e o CONEB acontecem já no começo do ano. Ou seja, temos muito trabalho pela frente para garantir a vitória", avalia.O CONEB reunirá intelectuais, políticos e estudantes de todo o Brasil para discutir temas referentes à educação, integração da América Latina, políticas públicas para a juventude, preservação da Amazônia, papel dos movimentos sociais, democratização dos meios de comunicação, reforma universitária e os rumos do trabalho cultural da UNE."A UNE vai para a conferência respaldade e fortalecida com a participação dos mais de 2300 centros acadêmicos presentes", diz André.

Nenhum comentário: