18.8.08



Militante da UJS e candidato a vereador


Gustavo Petta fala sobre seus projetos para as próximas eleições, sobre sua militância na UJS e perspectivas de ser um “jovem lutando pelos jovens na Câmara”

Por Nadini Lopes


N - Primeiro eu gostaria que você me contasse como foi a sua trajetória na política, como conheceu o movimento estudantil... Como se engajou?


G – Conheci, na verdade, a política de duas formas que se juntaram e fizeram com que eu me envolvesse mais. A primeira foi na minha escola onde eu comecei a participar do grêmio, muito atraído com a idéia de organizar atividades culturais e algumas festas. Isso no Colégio PIO 12 de Campinas, depois fui da diretoria do Grêmio e fui para a diretoria da UCES (União Campineira dos Estudantes Secundaristas), que promovia passeatas contra o aumento da passagem, pelo meio passe, e acabei me envolvendo nessa luta. Depois fui presidente da UCES. Quando entrei para universidade fui do DCE, depois UJS e UNE.


Mas, além disso, uma coisa importante foi a referência que eu tive na minha própria casa, pois o meu pai foi do Movimento Estudantil na década de 60 chegou a ser preso no Congresso da UNE realizado em Ibiúna, então eu sempre vi isso como uma referência, a participação política que ele teve no movimento estudantil e que ele continuou tendo no movimento de professores. Certamente tive a influência dele, da minha mãe e de outras pessoas da família que atuam no Movimento Social.


materia completa www.ujs.org.br

Nenhum comentário: