18.8.08



Bolsas de Medicina em Cuba beneficiam jovens do Ceará


O sonho de quatro jovens pobres da zona rural e periferia de Farias Brito - CE em serem médicos está se tornando realidade. Os estudantes Alfredo Leite Macedo Filho, Erivaldo Rodrigues de Alencar, Anderson Soares Macedo e Cícero Erisvaldo Belarmino estão de férias no Cariri revivendo uma aspiração que nem eles acreditavam. Os quatro estudam na Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba.


Para eles, que foram criados no cabo da enxada, sem perspectiva de cursar uma faculdade, o médico era um espécie de semi-Deus. "Depois de um temporada em Cuba, os jovens caririenses voltaram conscientes de que a medicina é um instrumento de prestação de serviço à comunidade", diz o professor Eldinho Pereira, responsável pela descoberta do caminho que levaria os jovens a estudar em Cuba.


Eldinho conta que em dezembro de 2002, o governo cubano disponibilizou dez bolsas de estudo para jovens com procedência rural ou família de baixa renda. Esses ingressariam na "Escuela Latino Americana de Ciencias Medicas" (ELACM), conhecida por aqui como Universidade Latino-americana de Medicina. Das dez bolsas disponíveis para o Brasil, cinco eram destinadas a homens e cinco a mulheres, sendo quatro para os jovens de Farias Brito. Para participar da seleção, os pretendentes deveriam atender às condições previamente estabelecidas pelas instituições envolvidas. Os interessados deveriam ter até 25 anos, Ensino Médio concluído, bom estado de saúde, certificado negativo de antecedentes penais, procedência rural ou baixa renda.


materia completa http://www.ujs.org.br/

Nenhum comentário: