14.6.08

13 DE JUNHO DE 2008

Congresso da UJS reafirma atualidade da luta pelo socialismo

O segundo dia do 14º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS), que acontece até domingo (15) no Parque da Juventude da capital paulista, foi marcado pela aula magna, apresentada pelo presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, Construindo a luta pelo socialismo – Se o presente é de luta o futuro nos pertence. Renato afirmou que “a juventude é uma força motriz do motor transformador da História e que, por isso, a UJS tem um papel fundamental na construção do socialismo”.

O presidente do PCdoB foi calorosamente recebido pelos mais de dois mil delegados, de todos os estados da federação, que participam do evento. Ao som de “tarda, mas não falha, aqui está presente a juventude do Araguaia” – em referência à Guerrilha do Araguaia, empreendida pelo partido no início dos anos 70 em resistência à ditadura no país – ele iniciou sua fala.

Renato afirmou, para o amplo público juvenil, que a revolução não virá apenas por um ato de vontade. “Por mais que a vontade seja importante, a revolução é uma exigência da combinação de fatores subjetivos e objetivos gerados pelas contradições do capitalismo”, disse.

Ele lembrou que os EUA mantêm pelo menos 400 mil bases militares pelo mundo com o objetivo de impor seu domínio sobre os demais países. Neste sentido, o presidente destacou a importância da luta pela soberania e integração dos países ameaçados pelo imperialismo norte-americano.

Um dos principais momentos da aula ocorreu quando o presidente do PCdoB falou que “quem impede o avanço revolucionário pela via pacífica são as forças conservadoras; São elas que inviabilizam o caminho pacífico e democrático para a revolução, e não o contrário. Um exemplo disso foi o golpe militar que vivemos em 64 no momento de maior avanço das lutas populares”.

“Nós sabemos que a classe dominante jamais dividirá sua riqueza de boa vontade com o povo. Não somos nós que queremos sangue, mas sim a classe dominante”, agregou.

Para o dirigente comunista, “o sistema de desigualdade social, gerado pelo capitalismo, também expressa o anseio em acumular saídas para ele”. “Os EUA são uma expressão deste anseio por acúmulo para mudanças. É a juventude americana quem mais tem ansiado por mudanças no processo eleitoral dos EUA, uma boa parte dela identificada com a candidatura de Barack Obama.”

“A UJS é fundamental nesse processo de acumulação de forças e, neste sentido, saúdo o 14º Congresso da UJS. Sabemos que o capitalismo está na cena da História, mas também sabemos que historicamente ele está ultrapassado”, concluiu.

Socialismo renovado

Na platéia da aula desta quinta estavam alguns jovens socialistas pré-candidatos à vereador pelo PCdoB. O Vermelho aproveitou para conversar com alguns deles sobre a aula de Renato Rabelo.

Gisele Borges, 25, presidente da UJS-POA, é uma das pré-candidatas à câmara porto alegrense. “Nenhum outro momento foi tão favorável para se debater o socialismo quanto este que vivemos hoje no país. Nestas eleições de 2008 temos que aproveitá-lo para avançar o máximo possível”, disse.

“A compreensão da importância do acúmulo de forças é fundamental para a juventude. Muitos jovens não entendem a necessidade de ocuparmos todos os espaços, inclusive as câmaras de vereadores, o Congresso Nacional, os governos municipal, estadual e federal, para garantirmos mais direitos. A juventude deve e pode estar em todos os espaços que desejar para buscar seus direitos”, afirmou o pré-candidato soteropolitano Juremar de Oliveira, 29, presidente da UJS-BA.

Já para o jovem socialista Erivaldo Loureiro, 33, pré-candidato em Uberlândia. “a ousadia do Partido Comunista está na sua política acertada de defesa dos direitos do povo e da juventude sem perder de vista a luta pelo socialismo. Os candidatos do PCdoB não fazem campanha em nome de objetivos pessoais, mas sim por uma bandeira: a revolução socialista com a nossa cara”, empolga-se.

“O que está em jogo não é como derrotaremos o capitalismo, mas sim como a humanidade conquistará a sua liberdade e o direito de decidir sobre o seu futuro. Se nesse processo houver necessidade de derramamento de sangue, que assim seja. Esse é a dimensão possível dessa batalha e é com essa disposição que todos os candidatos do PCdoB devem ter nestas eleições”, defendeu o rapper e pré-candidato da capital gaúcha Mano Oxi, 31, do grupo DNA MC’s e presidente estadual da Nação Hip Hop Brasil.

O mineiro Fagner Ribeiro Sena (Tatu), 28, presidente da UJS-BH e pré-candidato na capital, acredita que a aula desta quinta terá um impacto muito positivo na militância da UJS. “Pela atenção que a galera prestou, o pessoal sai daqui com muito mais disposição para enfrentar as batalhas do dia-a-dia, em especial a batalha eleitoral deste segundo semestre”, comemora.

Fotos: Rafael Gomes

Do Parque da Juventude,
Por Carla Santos

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=38724

Nenhum comentário: