1.4.08

UNE e UBES realizam grande jornada de lutas no Ceará



UNE e UBES realizam grande jornada de lutas no Ceará


"Há muito tempo não se viam tantos estudantes nas ruas do centro de Fortaleza", a frase de espanto dita por uma jornalista do Jornal Diário do Nordeste resume bem o espírito da jornada de lutas em defesa da educação da UNE e da UBES no Ceará. Sob o mote: "Educação de Verdade - mais verbas, democracia e qualidade", a UNE e a UBES realizaram grandes manifestações em todas as capitais do país entre os dias 24 e 28 de março.


A jornada conseguiu aglutinar várias correntes de pensamento dentro dos membros do movimento estudantil que participam da UNE e da UBES. Duas grandes manifestações fizeram parte do evento, uma na quinta-feira pela manhã (dia 27) que reuniu cerca de mil estudantes na secretaria de educação do governo do estado, exigindo merenda escolar para o ensino médio, e a outra aconteceu na sexta-feira à tarde (dia 28) e lembrou os 40 anos de morte do estudante Edson Luis,
assassinado durante a ditadura militar. A sexta-feira contou também com o apoio de diversos sindicatos filiados a CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil) e reuniu mais de dois mil estudantes secundaristas e universitários de Fortaleza, Maranguape, Aquiraz, Aracati e Caucáia.
Depois da manifestação aconteceu a tradicional passeata cujo percurso iniciou na Praça da Bandeira seguindo até a Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza. Nela os estudantes fizeram três paradas. As duas primeiras em frente à Coelce e depois em frente ao BEC dos peixinhos, privatizados durante o desgoverno tucano no Ceará e protestaram a favor da redução da tarifa de energia e contra a entrega das estatais ao capital privado.


Para o Diretor da UNE no Ceará, Rudiney Souza, não se pode esquecer a importância da aliança estudantil-proletária no embate contra o desmonte do aparelho estatal intentada pela direita brasileira. Além da importância da luta pela redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais, como forma de gerar mais postos de trabalho para a juventude.


Nenhum comentário: