11.4.08

UJS Alagoas lança frente pela diversidade sexual

UJS Alagoas lança frente pela diversidade sexual


Sob o lema "A Humanidade se caracteriza pela Diversidade" a UJS realizou o lançamento da sua Frente pela Diversidade Sexual em Alagoas. O evento que estava foi divulgado por diversas semanas nas principais boates e bares GLBTT, assim como na TV local.

O lançamento oficial ocorreu na última sexta-feira (4), no auditório do espaço cultural da UFAL em Maceió e contou com a participação de membros da UJS, amigos, representantes do movimento estudantil e cultural.


A frente criada em Alagoas pretende incluir o debate da sexualidade e da diversidade nas lutas da juventude do Estado. "Alagoas é um dos Estados mais homofóbicos do Brasil, precisamos mudar essa realidade. Mesmo em espaços aparentemente mais avançados, como nas universidades, a homofobia ainda se manifesta fortemente", disse o Diretor Estadual de Organização e Diretor da UNE, Jonas Cavalcante.

Além de manifestações culturais como recitação de poemas, dança, teatro e música, foi realizada uma palestra sobre o tema pelo estudante de psicologia e Coordenador da frente em Alagoas, Anderson Rogério. "Em uma sociedade em que a sexualidade humana ainda é um tabu, a frente pela diversidade sexual, veio para mudar essa realidade através da arte, cultura e informação científica", afirma.

A organização se dará por uma diretoria específica na Direção Estadual e também nas Direções Municipais espalhadas pelo Estado. A responsável pela frente no município de Arapiraca, Anahí, também participou do lançamento. Para ela, a falta de informação dos jovens sobre o assunto gera problemas como evasão escolar, criminalidade, DST´s e apatia perante atos de preconceito e homofobia.

A noite foi animada pela performance da Drag Queen mais badalada da capital, Melissa Vogue, que se colocou à disposição para divulgar a arte e a cultura nessa frente. Melissa, defensora da causa, se prontificou a convidar as "melissetes" para o próximo evento.

Segundo a Presidente da UJS Alagoas, Mirelly Câmara, a participação da UJS nos espaços de discussão da sexualidade, nas paradas pela diversidade e dos grupos GLBTT é fundamental para politizar e trazer também esses jovens para a construção do socialismo.

O próximo evento já está marcado para o dia 09 de maio, mas outras atividades da frente já estão sendo programadas, como a feira da diversidade, que será realizada em espaços públicos, praças e shoppings.

* Por Mirelly Câmara - UJS / Alagoas

Nenhum comentário: