29.3.08

UNE e UBES prestam homenagem a Edson Luís no Rio


28 de março de 2008


UNE e UBES prestam homenagem a Edson Luís no Rio


Jornada de Lutas encerra com grande passeata que coloriu as ruas do centro do Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (28), cerca de 3 mil estudantes do Rio de Janeiro se uniram em ato para homenagear Edson Luis, estudante morto pela ditadura militar, em 28 de março de 1968, no restaurante Calabouço, em uma passeata que coloriu as ruas da cidade.


O ato começou às 11h, na Praça Ana Amélia, no auditório da Casa do Estudante. Os estudantes acompanharam a inauguração da estátua em homenagem a Edson Luis. A cerimônia teve a participação do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, que inaugurou a escultura. A mãe do estudante, dona Maria Belém Souto da Rocha, de 84 anos, também esteve presente e se emocionou com a homenagem.
Após a cerimônia, às 14h, os estudantes saíram em passeata, pelas principais ruas do centro da cidade, onde ocuparam o metrô da Carioca para reivindicar o direito ao passe-livre sem restrições no Estado e o fim do metro card, considerado muito burocrático pelos estudantes. De lá, seguiram até os Arcos da Lapa, onde finalizaram a manifestação, ateando fogo em um boneco representando o prefeito César Maia, em referência a sua postura negligente em relação a epidemia de dengue que atinge o Rio de Janeiro.


"Essa grande passeata mostrou que os estudantes cariocas estão sim atentos ao debates que circundam o universo da juventude, como o passe livre. Cumprimos o papel de impulsionar os avanços em relação a esse direito e também as questões ligadas à educação", disse a presidente da Associação Municipal dos Estudantes (AMES), Janaína Maia.


Para ela outro ponto forte da passeata foi a reivindicação pelo fim do metrô card, como explicou a reportagem do EstudanNet. "O metrô card se apresenta como uma restrição ao passe livre no momento em que limita o transporte do estudante no percurso de casa para a escola. A formação do estudante deve contemplar mais do que a sala de aula: é preciso ter acesso à cultura, esporte e lazer".


Os estudantes também levaram as bandeiras nacionais da Jornada de Lutas, como o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU); gestão democrática nas escolas; 10% do PIB para a educação; limitação do capital estrangeiro nas universidades e mais qualidade e acesso ao ensino superior.


Para o presidente da UBES, Ismael Cardoso, "o ato foi importante para mostrar a união dos estudantes do Rio de Janeiro, que estão em número cada vez maior nas ruas para lutar pelos seus direitos". Ele lembrou também, a importância do ato e da homenagem ao estudante Edson Luís, que se tornou ícone na luta pela democracia no País. Da Redação

Nenhum comentário: