30.3.08

Ministro inaugura estátua de Edson Luiz e critica militares


28 DE MARÇO DE 2008 -


Ministro inaugura estátua de Edson Luiz e critica militares


O estudante Edson Luiz Lima Souto, morto há 40 anos durante manifestação de estudantes contra a ditadura militar, foi lembrado em cerimônia na manhã desta sexta-feira (28) no Rio. O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, inaugurou uma estátua do estudante no centro do Rio e participou de cerimônia na Casa dos Estudantes do Brasil. A mãe de Edson Luiz, Maria Souto Rocha, 84, que mora no Pará, também foi ao Rio participar da homenagem, além de amigos do estudante da época.


Vanucchi e a mãe de Edson participam do ato


Cerca de 200 estudantes de movimentos estudantis como a UJS (União da Juventude Socialista), ligada ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil), participaram da homenagem. Na tarde de segunda-feira, eles fazem passeata em homenagem a Edson Luiz até a antiga sede da UNE (União Nacional dos Estudantes), no Flamengo (zona sul), onde será inaugurada a exposição de fotos "Direito à Memória e Verdade - A Ditadura no Brasil 1964-1985".


Na cerimônia, Vannuchi disse não acreditar que possa ter havido destruição dos arquivos da ditadura militar. O ministro afirmou que a Secretaria de Direitos Humanos tem o dever de assegurar a busca pelos corpos de desaparecidos durante a ditadura militar e a abertura dos arquivos oficiais da época. Embora tenha afirmado que não há resistência das Forças Armadas, ele disse haver "contradições" dentro do governo federal.


"O Estado deve uma narrativa oficial, e caberá a Justiça discutir as devidas punições", declarou. "O governo tem suas contradições, mas não houve manifestação das Forças Armadas contra a iniciativa de abrir os arquivos. O que se alega é que os arquivos não existem. Mas as Forças Armadas estão engajadas hoje nos pressupostos dos direitos humanos. Então não há porque manter essa visão corporativista e não abrir os arquivos."
A mãe do estudante declarou estar muito feliz com a homenagem. "Acho muito bom ele ter se tornado um símbolo."


Edson Luiz morreu no dia 28 de março de 1968, no restaurante Calabouço, um dos principais encontros de manifestação de estudantes da época. Na ocasião, a Polícia Militar havia entrado no local para reprimir um protesto e uma bala o atingiu.

Nenhum comentário: