29.3.08

Estudantes nas ruas de Goiânia em defesa da educação de qualidade


27 DE MARÇO DE 2008 -
Estudantes nas ruas de Goiânia em defesa da educação de qualidade


Nesta quinta-feira, 27 de março, cerca de 700 estudantes secundaristas e universitarios foram as ruas de Goiania em defesa da "Educação de verdade, mais verba, democracia e qualidade".
Estudantes goianos em defesa da Educação


A concentração foi as 8 h, em frente a sede da UEE (União Estadual dos Estudantes). Os estudantes deram uma volta na Praça Honestino Guimarães e seguiram para a Praça Cívica.

No caminho percorrido os estudantes tomaram as ruas, paralizaram o trânsito, agitando as bandeiras da UNE, UBES e UEE e fizeram muito barulho com seus gritos de órdem, mostrando que os movimento estudantil esta vivo e que os estudantes estão atentos e não vão ficar parados diante do descaso com a educação.

Mesmo em baixo de chuva, os estudantes não pararam, seguiram para a frente do palacio do governo, onde uma comissão foi recebida pelo chefe de gabinete do governo do estado.

O eixo-central da manifestação foi: "Educação de verdade, mais verba democracia e qualidade". Entre as principais bandeiras estavam: Passe livre estudantil, reserva e espansão de vagas nas universidade publicas, regulamentação do ensido privado, em defesa da Univesidade Estadual de Goiás, pelo fim da DRU e pela derrubada dos vetos ao PNE, mais estágios, reforma das escolas estaduais e pelo fim da violencia policial contra a juventude.


RECONSTRUÇÃO DA UMES
Os grêmios e estudantes presentes decidiram, numa plenaria, trabalhar pela reconstrução da histórica UMES (União Municipal dos Estudantes) de Goiania, desativada ha cerca de 3 anos.
HOMENAGEM
Esse ano completam-se 40 anos da morte do estudante secundarista Edson Luiz, morto em 1968, durante uma manifestação, pela ditadura militar. Os jovens manifestantes renderam homenagens a Edson Luiz na frente do palacio do governo e mostraram que o Movimento Estudantil continua vivo.
De Goiânia,
Tamara Naiz

Nenhum comentário: