29.3.08

Estudantes protestam no Centro de Salvador


26 DE MARÇO DE 2008 -
Estudantes protestam no Centro de Salvador


Centenas de estudantes realizaram uma grande marcha pelas ruas do Centro de Salvador, na manhã desta quarta-feira (26/03). O ato faz parte da jornada de lutas organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) com o tema "Educação de verdade: mais verbas, democracia e qualidade". A passeata seguiu do Campo Grande até a Praça Municipal, onde foi encerrada com um ato político.


Início da passeata no largo do Campo Grande


Os manifestantes usaram faixas, cartazes, carro de som e até um mini-trio elétrico para reivindicar a ampliação das ações afirmativas nas universidades públicas, maior facilidade no acesso ao ensino superior, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e o aumento de recursos para assistência estudantil. “É necessário que se garanta a permanência do aluno carente nas universidades, com bolsas-auxílio, restaurantes e residências estudantis”, afirma o presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Jéferson Conceição.

O protesto incluiu ainda pautas locais como a eleição de diretor nas escolas estaduais, passe livre no transporte coletivo e o repúdio ao aumento da passagem de ônibus em Salvador e Região Metropolitana. Para o diretor da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES), Farli Santos, “ é importante ir para as ruas levantar as bandeiras do movimento estudantil, para que a sociedade e o governo tomem conhecimento de nossas reivindicações e as coloquem em prática em todo o país.”

Apoio do movimento social

A manifestação contou com a adesão de diversas entidades do movimento social. A seção Bahia da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), a União da Juventude Socialista (UJS), a União dos Negros pela Igualdade (Unegro) e a União Brasileira das Mulheres (UBM) marcaram presença na caminhada.

Homenagem à Edson Luís

A marcha também prestou homenagem ao estudante secundarista Edson Luís, estudante assassinado no dia 28 de março de 1968, na época da ditadura militar, durante confronto entre estudantes e a polícia no restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro. A morte marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra a ditadura militar que endureceu até decretar o AI5.

A Jornada de Lutas é realizada pela UNE e a UBES entre os dias 24 a 28 de março em todas as capitais do país, através de uma série de manifestações em defesa da educação de qualidade para todos. O tema deste ano é "Educação de verdade: mais verbas, democracia e qualidade". A jornada também vai discutir a Reforma Tributária, considerada importante por afetar diretamente o destino dos recursos da União.

De Salvador,Eliane Costa

Nenhum comentário: