3.1.08

UBES chega aos 60 anos unificada com os movimentos sociais brasileiros


8 de dezembro de 2007


UBES chega aos 60 anos unificada com os movimentos sociais brasileiros


Ato de homenagem neste sábado (8), durante o 37º Congresso, teve a participação de diversas entidades, que defenderam a força da unidade popular para o próximo período
A UBES comemora os seus 60 anos no próximo ano, mas o primeiro ato oficial de homenagem ao aniversário da entidade aconteceu neste sábado (8), em Goiânia, no ginásio Campinas, pouco antes do início da plenária final do 37º Conubes.


Os convidados foram a presidente da UNE, Lúcia Stumpf; o dirigente da CUT e da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), Antonio Carlos Spis; o reitor da UFG e representante da Andifes, Edward Brasil; o secretário de juventude da CUT, Adriano Soares; o secretário Municipal de Esporte, Luis Carlos Orro; e o representante da Organização Caribenha e Latino Americana dos Estudantes (OCLAE), Renan Alencar.


Estudantes e a Unidade PopularCom o ginásio tomado por quase dois mil estudantes, cada qual com sua bandeira, faixa e gritos de ordem, os convidados saudaram os 60 anos da UBES, lembrando um pouco das histórias do passado, mas não deixando de lado os desafios do presente.


A importância da participação dos estudantes na construção de um projeto de Unidade Popular no Brasil foi apontada por Spis. Ele disse que é hora do movimento estudantil juntar-se aos outros movimentos ligados à terra, ao trabalho, às questões de gênero e racismo em um grande projeto de desenvolvimento social brasileiro.


O secretário de juventude da CUT, Adriano Soares, também bateu na tecla da unificação, pedindo aproximação dos estudantes com a luta dos trabalhadores, nas centrais sindicais e em outros espaços.
Já o representante da Andifes, Edward Brasil, saudou os congressistas e disse que o movimento estudantil, incluindo a UBES, tem o compromisso de resgatar o compromisso histórico da derruba do veto ao Plano Nacional de Educação e garantir os 7% do PIB para a educação.
Renan Alencar, que representa os estudantes brasileiros no Secretariado Executivo da Oclae, trouxe a mensagem de saudações da entidade a todos os presentes e disse que a UBES, com os seus 60 anos de luta, joga papel fundamental na coordenação das lutas dos estudantes secundaristas da América Latina.


A presidente da UNE, entidade irmã da UBES, destacou a vivacidade dos estudantes secundaristas nas principais lutas em defesa do povo brasileiro ao longo destes 60 anos. Disse que, sem a UBES, a UNE não teria conquistado tanto prestígio e reconhecimento como tem nos dias atuais.


O presidente da UBES, Thiago Franco, lembrou a trajetória de lutas da entidade para construção de um país mais justo e soberano e deu início às atividades da plenária final dizendo que o caminho ainda é difícil e longo, "A UBES irá com certeza viver mais 60, 80, 200 anos até construirmos esse outro mundo que queremos", afirmou.


De Goiânia,Artênius Daniel

Nenhum comentário: