3.1.08

UBES Na Luta Pelo Passe Livre!



8 de dezembro de 2007

37º Conubes: para intensificar a luta pelo Passe Livre!


As cadeiras não foram suficientes para acomodar os jovens que lotaram a quadra da escola Liceu Goiânia para ampliar a luta pelo direito ao passe livre dos estudantes
O debate sobre o Passe Livre no transporte público para estudantes, uma das principais bandeiras das UBES nessa gestão, agitou a manhã da sexta-feira (7). Os estudantes lotaram a tenda montada na quadra da escola Liceu Goianiense para discutir, sob todas as óticas, a importância desta política de acesso e permanência do jovem na escola.


O clima era de animação. Antes do início, muitos batucavam e cantavam as palavras de ordem que marcam as manifestações em defesa do Passe Livre pelo Brasil como "Boi, boi. Boi, boi da cara preta se não tem passe livre a gente pula a roleta" e "O dinheiro do meu pai não é capim eu quero passe livre sim!".
A mesa reuniu o presidente do Instituto de transportes urbanos de Manaus, Marcelo Ramos e o assessor do vereador autor do Projeto de Lei do Passe Livre em Goiânia, Bruno Pena. A mediação ficou por conta do diretor da UBES, Alan Borges.


Direito garantido na constituiçãoDurante sua fala, Marcelo, que é vereador licenciado em Manaus, lembrou que o Passe Livre é um direito garantido pela Constituição. "Todos tem quer ter acesso a escola, atividades culturais, esportivas e lazer, sem restrições de horário os dias, por que o estudante, não é só estudante quando está na escola. O Passe Livre deve abranger todos esses setores para possibilitar a formação crítica do jovem".


Outro ponto reforçado por Marcelo foi a importância do Passe como política de permanência da juventude na escola. "Sabemos que muitos alunos não conseguem dar continuidade aos estudos porque suas famílias não têm como arcar com os custos do transporte" e completou: "Não há nada mais caro para a sociedade do que um jovem abandonar a escola por não ter dinheiro para pagar a passagem".


Passe Livre em GoiâniaPara dar um parecer sobre a luta pelo direito de usufruir gratuitamente do transporte público em Goiânia, a organização do 37º Conubes, convidou o assessor do vereador autor do Projeto de Lei do Passe Livre na capital, Bruno Pena. Lembrando que na capital o transporte público é dominado por quatro empresas desde 1976, Bruno afirmou que o Passe Livre é também uma política de inclusão social.


"Em Goiânia, as atividades culturais e de lazer estão todas concentradas no centro e por isso os jovens da periferia são sumariamente excluídos", relatou.
Bruno também sugeriu que o controle de emissão do Passe Livre fique com as entidades estudantis regularizadas, como a UBES, União Estadual dos Estudantes (UEE’s) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES). Esse é um dos pontos do PL que também deixa claro que a passagem gratuita para estudantes não deve ser razão para reajuste no preço das tarifas.

De GoiâniaDanielle Franco

Nenhum comentário: