12.12.07

Lançamento de revista e vídeo históricos abrem comemorações dos 60 anos da UBES


8 de dezembro de 2007Lançamento de revista e vídeo históricos abrem comemorações dos 60 anos da UBES


Próxima gestão terá o compromisso de levar adiante o resgate da história dos secundaristas, desde 1948, até os dias de hoje. Ex-presidente da UBES, Igor Bruno, disse que a história da entidade contribui com as lutas do presente
Uma das últimas ações desta gestão que se encerra durante o 37º Conubes foi o lançamento de um vídeo comemorativo e da revista histórica "UBES 60 Anos: a nossa história ninguém apaga!", neste sábado (8), no ginásio Campinas, em Goiânia.


Estes foram somente os primeiros passos das comemorações do aniversário da entidade, que será celebrado no dia 25 de julho de 2008. Ainda será produzido, entre outras coisas, um livro especial, com detalhes da história do movimento secundarista nas últimas seis décadas.
Segundo a diretora de comunicação da UBES, Raisa Marques, a produção do vídeo e da revista foi uma grande conquista para os secundaristas: "Temos poucos registros organizados sobre a UBES e esse foi um trabalho importante no sentido de resgatar esta história. Acho que os produtos ficam como desafio para a próxima gestão de realmente levar a frente este grande projeto que é dar a UBES o reconhecimento que ela sempre mereceu", disse em entrevista ao PLUG.


Vídeo O vídeo, exibido no telão do ginásio para os estudantes, reúne alguns registros antigos do movimento estudantil secundarista com imagens recentes das ações da UBES. Muitos aplausos, principalmente, quando apareceram no telão cenas das recentes manifestações pelo passe-livre em todo país e da recuperação do terreno da UBES e da UNE na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro.


Revista Para entregar o primeiro exemplar da revista dos 60 anos, o presidente da UBES, Thiago Franco, chamou ao palco o ex-presidente da entidade, Igor Bruno (foto), que esteve a frente do movimento estudantil entre 2001 e 2003.


"Recebo essa revista em nome de todos os ex-presidentes da combativa e gloriosa União Brasileira dos Estudantes Secundaristas", disse Igor. Segundo ele, não é possível falar de momentos históricos do Brasil sem a UBES: "Não há como contar a história da ditadura militar sem citar, por exemplo, o secundarista Édson Luis", relembrou.

Igor ressaltou ainda que recuperar a história dos 60 anos não significa que estejam faltando lutas no presente: "Tenho certeza que a melhor gestão é a de agora, a melhor turma é a de agora, porque são vocês que vão trilhar os caminhos para o futuro da nossa educação e do país", afirmou.


De Goiânia,Artênius Daniel


Nenhum comentário: