29.9.07

Cuba: Sete milhões participam de processo eleitoral no país


Cuba: Sete milhões participam de processo eleitoral no país


Mais de sete milhões de eleitores participaram em Cuba da nomeação de candidatos a vereadores, processo que acaba de concluir com a postulação de 37.328 cidadãos, que serão submetidos à votação popular no próximo dia 21 de outubro.


A presidente da Comissão Eleitoral Nacional, María Esther Reus, disse no programa da televisão Mesa Redonda Informativa, nesta quarta-feira (26) que esse importante processo se caracterizou pela participação maciça e entusiástica do povo, pela organização e pela qualidade das 50.760 assembléias realizadas. Ela considerou também que isso permite falar de um sucesso rotundo, como manifestação de democracia e transparência.
Entre os candidatos, informou, 10.799 são mulheres – 1.600 a mais do que nas eleições anteriores. Esse fato também foi salientado pela secretária-geral da Federação das Mulheres Cubanas, Yolanda Ferrer.


Houve, igualmente, uma importante promoção de jovens: dos candidatos, 7.949 têm até 35 anos e o número dos que têm entre 16 e 40 anos atinge 14.373. Outro dado significativo é que 83% dos candidatos são universitários e/ou têm nível médio superior, o qual reflete a obra educacional da Revolução.


Comparação com os EUA
Na opinião do presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular, Ricardo Alarcón, o que está acontecendo hoje em Cuba em matéria eleitoral não pode deixar de ser analisado dentro do contexto internacional, e especialmente em comparação com os Estados Unidos. "Se nos EUA aplicassem um dia normas similares às nossas, como a inscrição de ofício dos cidadãos no registro eleitoral, o caráter público dessa informação e a postulação dos candidatos por parte do povo, seria impossível manter o atual regime imperial e muito menos que homens como George W. Bush assumam a presidência", disse.


Alarcón lembrou, além disso, que a relação dos vereadores com seus eleitores é um ponto-chave do sistema político cubano. O grande acompanhamento popular característico dos processos eleitorais, comentou, "deve continuar depois, durante a gestão cotidiana destes representantes, que desempenham um papel de destaque na resistência e no combate diário dos cubanos, face à guerra genocida do império."


Fonte: Granma

Nenhum comentário: