29.9.07

Cuba qualifica como "vulgar" postura de Bush na ONU


28 DE SETEMBRO DE 2007 -
Cuba qualifica como "vulgar" postura de Bush na ONU


O chanceler de Cuba, Felipe Pérez Roque, qualificou de escandalosa e grosseira a postura do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na Assembléia Geral da ONU. "Empregando uma linguagem vulgar e um tom arrogante, Bush insultou e ameaçou uma dezena de países e deu ordens, de maneira terminante e autoritária, à Assembléia Geral", disse o chefe da diplomacia cubana.


Pérez Roque expõe as contradições de Bush na ONU


Pérez Roque criticou o governante estadunidense de emitir qualificativos e opiniões sobre uma vintena de países "com prepotência jamais vista nesta sala". "Foi um espetáculo vergonhoso o delirium tremens do governante mundial. A embriaguez do poder imperial, adereçada com a mediocridade e o cinismo daqueles que ameaçam com guerras, sabendo que não põem em perigo sua vida", sublinhou.


O ministro das Relações Exteriores de Cuba manifestou que o presidente norte-americano "não tem direito de julgar outra nação soberana deste planeta". "Possuir poderosas armas nucleares não dá direito sobre os direitos dos povos dos 191 países representados aqui", expressou.
Pérez Roque enfatizou que não se deve subestimar a determinação e coragem dos povos na hora de defenderem seus direitos , porque o mais importante não é o poder dos canhões, mas sim a justeza das idéias pelas quais as pessoas combatem.


"O presidente Bush, belicoso e ameaçador, já deveria ter aprendido", afirmou. O chanceler cubano frisou ainda que o presidente estadunidense falou de democracia, "mas ele mente, porque chegou à Casa Branca mediante a fraude e o engano".


"Bush é o responsável pela morte de 600 mil civis no Iraque, autorizou as torturas na base de Guantánamo, território cubano ocupado ilegalmente, e em Abu Ghraib, Bush é cúmplice do seqüestro e do desaparecimento de muitas pessoas, dos vôos secretos e dos cárceres clandestinos", manifestou.


"O presidente estadunidense falou da luta contra o terrorismo, mas garante absoluta impunidade a abomináveis grupos terroristas que, de Miami, Flórida, organizam crimes horrendos contra o povo cubano", completou.


Fonte: Granma

Nenhum comentário: