24.9.09

Virada russa expõe arte de um tempo pulsante

Um importante evento cultural está acontecendo entre setembro e novembro de 2009 no Centro Cultural Banco do Brasil, centro de São Paulo: a exposição de mais de cem obras de arte pertencentes ao Museu Estatal Russo de São Petersburgo, a maior e mais importante mostra de arte russa já exibida em nosso país. Por Mazé Leite*, no site da Fundação Maurício Grabois

"A manhã", de Kuzma Petrov-VodkinA mostra tem como curadores os cubanos Rodolfo de Athayde e Ania Rodríguez que contaram com o apoio de Yevgenia Petrova e Joseph Kiblitsky, do Museu de São Petersburgo. E está disposta em três andares do prédio do CCBB na rua Álvares Penteado.
Através dela podemos percorrer não somente uma parte da importante história da Arte russa, mas formarmos uma idéia sobre a extrema riqueza artística daqueles anos que antecederam o maior acontecimento social do século XX: a revolução bolchevique de 1917.

Do final do século XIX até por volta dos anos 1930, a Rússia assistiu a um fervilhar de movimentos artísticos de diversos matizes plenamente integrados às transformações que a sociedade russa ia tomando. Disputas e discussões aconteciam por todo lado, dentro da Academia de Belas Artes ou fora dela.

Nenhum comentário: