13.8.09

Universidade Federal do Rio e Grupo Arco-Íris lançam vídeo sobre homofobia

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Grupo Arco-Íris lançam em parceria, nessa quinta-feira (13/08), dois curtas cujo o tema central é homofobia nas escolas. Trata-se dos vídeos "Novamente" e "Por outros olhos". Os vídeos foram produzidos por uma oficina com jovens gays, lésbicas e bissexuais. "O Arco- Íris entrou com a mobilização dos jovens e a UFRJ com a equipe, equipamentos e com a metodologia", explica Alexandre Bortolini, coordenador do Projeto Diversidade Sexual na Escola, que organizou a oficina. Alexandre ainda relata que foram "três meses de encontros, onde os jovens discutiram sobre as suas experiências de discriminação e violência na escola e aprenderam a contar essas histórias através do cinema".

Seguindo a linha de projetos como o Purpurina, onde jovens LGBTs são protagonistas na organização e ação das propostas, as produções dos dois vídeos teve o roteiro, a produção e a edição feita pelos próprios jovens que contaram com a supervisão de profissionais da universidade. Depois de lançado, os vídeos poderão ser baixados pela internet.

Sobre os vídeos"Novamente" fala sobre uma escola e dois casais. Um hétero e outro gay. Neste vídeo será relatado como a escola trata os respectivos casais. Será o acolhimento por parte da escola igualitário? O segundo vídeo, "Por Outros Olhos", inverte toda a lógica que vivemos atualmente. A realidade se passa em um mundo completamente gay e um menino e uma menina se apaixonam. O casal HT irá passar pelos preconceitos aos quais a comunidade LGBT enfrenta diariamente.

Serviço:Lançamento dos curtas "Novamente" e "Por Outros Olhos"Quando: 13 de agosto, quinta, às 18h30Onde: Casa da Ciência - Campus da UFRJ - Praia Vermelha (ao lado do Canecão) - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: