31.7.09

Diretor de CER de Chapecó é afastado após denúncia de violência contra adolescentes

A representação traz anexados boletim de ocorrência e relatório circunstanciado firmados pelo Conselho Tutelar local e termos de declaração prestados por cinco adolescentes-internos no Inquérito Policial já instaurado. Os documentos narram que, em função de atos de indisciplina dos adolescentes, a direção do CER teria chamado policiais militares que, na companhia dos monitores e educadores, teriam promovido atos de abuso e violência física em cinco adolescentes internados, impondo-lhes intenso sofrimento físico e mental, agredido-os com tapas, chutes e golpes de cassetete.

Os fatos ocorridos no interior do CER de Chapecó somente foram levados a conhecimento dos familiares das vítimas, do Ministério Público e do Conselho Tutelar após 10 dias do ocorrido, quando então foi ajuizada a representação para apurá-los. Na representação, o Ministério Público requereu de forma urgente o afastamento liminar do Diretor do CER e dos monitores em plantão no dia dos fatos, a imediata transferência dos cinco adolescentes envolvidos e a instauração de procedimento administrativo próprio perante o Comando da Polícia Militar.

A Juíza Substituta Lizandra Pinto Souza, com competência na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Chapecó, tão logo recebida a representação, considerando que "dos elementos de prova carreados à representação infere-se a gravidade dos fatos imputados aos policiais militares, com auxílio/conivência da direção e monitores do CER de Chapecó", concedeu a liminar pleiteada pelo MPSC.

Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC




Um comentário:

Migue Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.