5.5.09

O FMI pode salvar a economia mundial?

O conhecido e poderoso “American Entreprise Institute” decidiu integrar, no âmbito da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird) recentemente realizada em Washington (EUA), uma conferência especial com o tema ''O FMI realmente tem condições de salvar o mundo?'' A intenção seria a busca de uma nova ordem econômica mundial sem a exclusão do capitalismo norte-americano.

Por Osvaldo Bertolino
Nos últimos dias, o noticiário econômico listou uma série de informações interpretadas como sinais de que a crise econômica global ensaia o seu ato final. No Brasil, o setor automobilístico nos primeiros quatro meses do ano fechou vendendo o mesmo que no primeiro quadrimestre do ano passado. O grupo de agentes do mercado financeiro que o Banco Central (BC) consulta para balizar a política monetária brasileira, por meio do boletim Focus, indica sucessivas melhoras nas projeções de contração do PIB para 2009.

Na China, o pacote de investimentos mostra que a economia tem potencial para segurar o impacto violento da crise. Nos Estados Unidos, as montadoras quebradas anunciam arranjos que podem tirá-las do buraco. As bolsas estão reduzindo as perdas em quase todos os países — abril foi um bom mês na bolsa brasileira, que subiu 15,55%. Na Ásia, terminaram no maior patamar em sete meses na segunda-feira (4). Os preços do petróleo e do ouro também registraram valorização.

Nenhum comentário: