3.4.09

Em BH, estudantes ocupam as ruas em defesa do meio-passe e fim do vestibular

Manifestantes pedem meio-passe de ônibus e investimentos em educação. Foi o segundo protesto em uma semana
Estudantes de escolas públicas e particulares fizeram uma manifestação, nesta quinta-feira (2), em Belo Horizonte, em defesa do meio-passe nos ônibus, mais investimentos na educação e pelo fim do vestibular.Foi o segundo protesto em uma semana.
Os estudantes ocuparam a Praça Afonso Arinos, com bandeiras e apitos para chamar a atenção. Cerca de mil jovens participaram do protesto, segundo os organizadores.
A manifestação faz parte da Jornada de Lutas 2009 sob o tema "Essa crise não é nossa. Queremos mais conquistas para a Educação" e reivindicou mudanças no sistema de educação do país. Entre elas, uma nova forma de avaliação que substitua o vestibular. Os estudantes também pedem mais investimentos no ensino.

Clique aqui e assista o vídeo da TV Globo MG sobre a Manifestação.
Os jovens percorreram seis quarteirões, até chegar à prefeitura. A Polícia Militar acompanhou a manifestação. Os jovens também reivindicavam a implantação do meio-passe.Uma comissão de estudantes foi recebida pelo assessor especial da administração municipal. Na semana passada, a prefeitura já havia se comprometido a discutir o meio-passe, na segunda quinzena de abril.Sobre a proposta de mudança no vestibular, o Ministério da Educação informou que as sugestões devem ser encaminhadas à Andifes, a associação dos reitores. Quanto ao investimento na educação, o MEC informa que a meta do governo é chegar a 6% do PIB, com recursos da União, dos estados e dos municípios.

Da RedaçãoCom Portal G1

Nenhum comentário: