26.12.08

Vermelho publica o prefácio de Pedro Pomar à primeira obra de Fidel

O Prefácio que o Vermelho publica nesta edição - e que ficou esquecido por 46 anos - é uma singela homenagem a Fidel, à Revolução Cubana e, também, ao grande revolucionário brasileiro, Pedro Pomar, que morreu lutando pela democracia, pela libertação nacional e pelo socialismo.

Capa dos dois livroslançados pela Edições Futuro

No segundo semestre de 1961 agravou-se o conflito no interior do Partido Comunista do Brasil (PCB). O estopim da cisão foi a tentativa de registro de um novo estatuto junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Através dele se alterava o nome da organização para Partido Comunista Brasileiro e se retirava qualquer referência ao marxismo-leninismo e ao internacionalismo proletário.

Vários militantes descontentes elaboraram um documento – que depois ficaria conhecido como “Carta dos cem” – no qual propunham a retirada do novo estatuto e a convocação de um congresso para debater as divergências que vinham se acumulando. A atitude foi considerada uma quebra da disciplina partidária e seus principais signatários foram expulsos. Entre eles estavam antigos e experimentados dirigentes comunistas, como João Amazonas, Maurício Grabóis, Pedro Pomar, Ângelo Arroyo, Lincoln Oest e Carlos Danielli. A maioria deles seria assassinada durante a ditadura militar.
leia mais http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=48802

Nenhum comentário: