4.11.08


4 DE NOVEMBRO DE 2008


Para Chomsky, crise marca o fim de um modelo fundamentalista


A crise financeira atual representa também a crise de um modelo cultural que tem como principal doutrina o fundamentalismo do livre-mercado. A opinião é do lingüista e intelectual norte-americano Noam Chomsky.
Chomsky: liberalização é golpe contra a democracia
Em rápida entrevista à Agência Reforma, do México, Chomsky diz que esse modelo foi um desastre para a humanidade, "um duro golpe contra a democracia" nas últimas décadas. Confira abaixo:
Qual é a magnitude da atual crise econômica?Ninguém sabe quão grave será. E não é uma só crise: são várias. Uma é a crise financeira que se encontra nas primeiras páginas. Outra é a recessão na economia real, ou seja, a economia produtiva. Uma terceira, nos Estados Unidos, é a iminente crise do ineficiente e custoso sistema privado de atenção à saúde. Esses problemas interagirão de maneira complexa.
Não vejo nenhuma utilidade em compará-la com a queda do Muro de Berlim. Esse foi um passo crucial para a queda da União Soviética. Não dá indícios de que as instituições do Estado capitalista estejam enfrentando um destino similar, exceto setores como os bancos de investimento e, por diferentes razões, setores industriais como o automobilístico nos Estados Unidos.


Leia mais sobre a crise

Nenhum comentário: