1.8.08

Juca Ferreira, sucessor de Gil, foi ex-presidente da Ubes

O nome indicado por Gilberto Gil nesta quarta-feira (30) para assumir o seu lugar no Ministério da Cultura (MinC), Juca Ferreira, esteve na última sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, nas comemorações dos 60 anos da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). ''Eu sempre tive e continuo tendo muito orgulho de fazer parte da história dessa entidade'', declarou ele que presidiu a Ubes há 40 anos atrás, no duro ano de 1968.

Por Carla Santos*

Juca foi homenageado pelos estudantes na solenidade realizada no Ceffet-Maracanã. Uma placa e uma bandeira comemorativa foram dadas à ele pela sua contribuição à entidade. Além dele, outros ex-presidentes compareceram. As falas emocionaram o público e recordaram a história iniciada no dia 25 de julho de 1948.

''Desde a minha época a Ubes era quem sempre mais mobilizava. Nas manifestações contra a ditadura eram os secundaristas que compunham o grosso das manifestações estudantis. No entanto, a mídia sempre preteriu a Ubes, mesmo no dia 28 de março de 68, quando o secundarista Edson Luís foi assassinado no restaurante Calabouço no Rio'', disse aos estudantes.

Juca é um amigo de longa data da Ubes e durante sua gestão no MinC, como secretário-executivo, sempre compareceu às atividades da entidade.

''O movimento secundarista abriga duas coisas fundamentais para a vida. A primeira é o entusiasmo, o movimento pelo desejo e pela utopia. Já a segunda, é a tolerância em relação aos que pensam diferente. São aprendizados que carrego até hoje, pois não há como construir um movimento democrático sem respeitar aqueles que pensam diferente e sem a referência dada pela utopia'', falou na ocasião das comemorações pelos 20 anos da aprovação da Lei do Grêmio Livre Estudantil, realizada pela Ubes em Brasília, em 2005.

Nenhum comentário: