18.8.08




Hip-hop: de cultura a movimento político


Ao menos 30 representantes do estilo lançam candidatura, no Estado
Bruno Paes Manso e William Glauber


Nas quebradas, rádios e bancas de CDs piratas de São Paulo, o rap abre espaço para o funk "malicioso" do Rio e anda em baixa, ao menos se comparado à explosão do fim dos anos 1990.


Nos palanques, escolas e governos, o hip-hop, no entanto, mostra cada vez mais a cara e, aos poucos, transforma-se em movimento político, estruturado em todo o País. Neste ano, lançam-se ao menos 30 candidaturas a vereador e uma a prefeito, ancoradas nos dividendos sociais de um movimento que nasceu da expressão cultural da periferia.


"O funk é moda. No baile, tocam uma ou duas músicas dos Racionais, porque música é para dançar. O importante para o garoto é que ali ele não é discriminado, está entre os iguais e quer ganhar a menina", diz o antropólogo João Batista Félix, que no doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) estudou hip-hop, cultura e política. Enquanto o rapaz do baile corteja a "mina da noite", integrantes da Nação Hip-Hop Brasil se colocam à frente de um projeto de conquista de poder, articulados nos 27 Estados brasileiros.


Nenhum comentário: