18.8.08



Fidel comenta a Geórgia: Carne de canhão para o mercado


O líder revolucionário Fidel Castro afirmou que o governo da Geórgia não teria lançado jamais suas forças armadas contra a capital da República Autônoma da Ossétia do Sul no amanhecer de 8 de agosto, em ação denominada como de restabelecimento da ordem constitucional, sem um acerto prévio com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Veja a íntegra da reflexão especial de Fidel para o site digital Cubadebate , intitulado Bucha de canhão para o mercado.


Talvez alguns governos desconheçam os dados concretos, por isso nos pareceu muito oportuna a mensagem de Raúl marcando a posição de Cuba. Discorrerei sobre aspectos que não podem se abordados numa declaração oficial precisa e breve.


O governo da Geórgia não teria lançado jamais suas forças armadas contra a capital da República Autônoma da Ossétia do Sul no amanhecer de 8 de agosto, em ação denominada como de restabelecimento da ordem constitucional, sem um acerto prévio com Bush. No passado mês de abril, em Bucareste, Bush comprometeu seu apoio ao presidente Saakashvili para a entrada da Geórgia na Otan, o que equivale a um punhal afiado que tentam fincar no coração da Rússia.


Muitos Estados europeus que pertencem a essa organização militar se preocupam seriamente com a manipulação irresponsável do tema das nacionalidades, cheio de conflitos potenciais, que na própria Grã-Bretanha pode dar espaço à desintegração do Reino Unido. A Iugoslávia foi dissolvida por essa via; os esforços de Tito por evitá-lo foram inúteis após sua morte.


Materia completa http://www.ujs.org.br/

Nenhum comentário: