1.6.08

Amazônia: Perpétua propõe comissão-geral com Mangabeira e Jobim

1 DE Junho

Amazônia: Perpétua propõe comissão-geral com Mangabeira e Jobim

O que o Brasil pensa sobre a investida do capital estrangeiro na Amazônia? Que medidas a República está tomando para frear a campanha ostensiva de entidades internacionais que financiam e incentivam a compra de florestas públicas no Brasil? A resposta será dada pelos ministros Nelson Jobim (Defesa) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), no plenário da Câmara Federal.

Perpétua (à esq.): cobiça estrangeira nos preocupa

Os ministros são convidados do Congresso Nacional a participarem de um amplo debate aberto a todos os parlamentares. A proposta, feita junto ao presidente da casa, Arlindo Chinaglia, é da deputada Perpétua Almeida, para quem “toda e qualquer ação que afronte a soberania nacional deve merecer tolerância zero do governo e do parlamento”.

O requerimento da deputada leva, ainda, as assinaturas dos 19 líderes de blocos e coligações, e foi motivado por investigações da Agência Nacional de Informações (Abin) e da Polícia Federal, segundo as quais grupos empresariais de vários países estipulam preços, pedem doações e até projetam modelos de desenvolvimento para a Amazônia à revelia do Itamaraty.

...........

Abin rastreou magnata

A Abin rastreou os passos do magnata sueco Johan Eliash, um braço-forte do governo britânico que, encorajando empresários amigos, fez sucessivas reuniões de negócios em seu país e, após isso, decidiu botar preço na Amazônia: US$ 50 bilhões. Eliash, não por acaso, é um dos fundadores da Cool Earth, uma entidade que aparece na lista de ONGs investigadas pela Abin e a PF sob suspeita de promover ações comerciais ilegais na Amazônia. O embaixador americano e o diretor da Abin ainda não confirmaram presença na comissão.

A deputada Perpétua Almeida terá, juntamente com os líderes, direito a 10 minutos para expor sua preocupação com o tema. Mangabeira Unger e Nelson Jobim terão mais tempo em suas falas.

“Esse debateno plenário da Câmara de Deputados faz com que o parlamento inteiro possa discutí-lo. A defesa da Amazônia é a defesa da Soberania Nacional”, defendeu a deputada.


Matéria Completa Fonte: http://www.perpetuaalmeida.org.br



Nenhum comentário: