28.6.08

26 de junho de 2008
Professores e estudantes promovem nova manifestação em São Paulo, esta sexta (27)

Diretores da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) mobilizam jovens a se somarem ao protesto dos professores por melhores condições de ensino e contra os decretos do governados José Serra

Nesta sexta-feira (27), o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), entidades estudantis e do movimento social promoverão novo ato contra os decretos do governo do Estado de São Paulo.

Os manifestantes se concentrarão no vão do Masp, a partir das 14h, de onde seguirão em passeata até a Secretaria do Estado da Educação, na Praça da República. Lá eles realizarão uma assembléia para decidir se continuam com a paralisação nas escolas estaduais.

Na manifestação anterior ocorrida no dia 20 de junho, cerca 40 mil professores, alunos, sindicatos e entidades participaram do ato, onde foi aprovada a continuação das paralisações na rede estadual de ensino. Atualmente cerca de 80% das escolas estaduais estão paralisadas.

A União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), em apoio aos professores da rede estadual e a favor de melhorias nas condições da educação no Estado, mobilizou estudantes de diversas escolas para participarem das assembléias e das manifestações realizadas.

Segundo o presidente da UPES, Arthur Herculano, "essa é uma luta pela autonomia dos professores e dos estudantes da rede estadual de ensino".

A UPES teve presença destacada na manifestação que marcou a agenda de greve dos professores da rede pública de São Paulo. Artur reafirmou a necessidade de os estudantes se somarem a essa luta, visto que "as melhorias na educação passam por todas as conquistas dos direitos reivindicados pelos professores mas, vão além, quando as políticas educacionais se corresponderem com os anseios dos estudantes, sobretudo na implementação de uma política baseada na democratização da gestão escolar, o que garantirá o exercício de um papel protagonista da comunidade na construção da escola e do futuro do País".

O líder estudantil informou ainda que, o governo do Estado prometeu conversar com o sindicato dos professores para chegarem a um acordo, mas até o momento não se manifestou a respeito.

Para o presidente cessante da Apeoesp, Carlos Ramiro de Castro, "as parcerias com as entidades estudantis sempre foram um ponto forte na nossa luta. Acho que não seria diferente numa luta como essa poder contar com o apoio da UPES, da UBES, da UEE, da UNE e da UMES", disse.


Da Redação

Nenhum comentário: