20.6.08

19 de junho de 2008
Estudantes organizam congresso para reconstruir a Umes-BH

A juventude belorizontina organiza os preparativos finais para o encontro que vai reconstruir uma das mais importantes entidades do movimento estudantil mineiro, a histórica Umes-BH

O Congresso de Reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte (Umes-BH) será realizado no dia 5 de julho, no Colégio Técnico da UFMG (COLTEC). São esperadas mais de 500 pessoas, entre lideranças estudantis, autoridades políticas e organizações partidárias.

O processo de eleição dos delegados está a todo vapor, como conta o Diretor de Comunicação da União Colegial dos Estudantes de Minas Gerais (UCMG), Péricles Francisco:

"Os estudantes estão com uma expectativa muito grande para este congresso, porque desde 2002 a Umes está desativada, o que provocou certa desarticulação do movimento estudantil secundarista na capital. Mas, agora, vamos colocar a entidade novamente na vanguarda das lutas estudantis", afirma. "Estamos em movimento para divulgar, discutir com as direções dos colégios e chamar o pessoal para participar da reconstrução", completa.

Os delegados são os estudantes que representam as instituições de ensino no congresso e possuem direito a voto durante a plenária final. A cada 500 estudantes de uma escola, é eleito um delegado. Todos os colégios estão convocados a eleger seus delegados. O grêmio pode indicar estes representantes. Caso o colégio não possua grêmio, uma comissão de 10 alunos poderá desempenhar este papel.

matéria completa www.une.org.br

Nenhum comentário: