20.6.08

19 DE JUNHO DE 2008

Em meio à crise, Cristina Kirchner busca força junto ao povo

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, comprovou nesta quarta-feira (18), em Buenos Aires, que pode contar com a mobilização popular para enfrentar o locaute organizado pelos grandes empresários do setor agrário do país. Mais de 60 mil pessoas foram à Praça de Mayo para se solidarizar ao governo e protestar contra os produtores rurais, que há cerca de cem dias praticamente paralisaram suas atividades e vêm comprometendo o abastecimento em diversas cidades argentinas.

Nestor e Cristina são aclamados na Praça de Mayo

Acompanhada por membros de seu governo e pelo ex-presidente Nestor Kirchner, Cristina investiu contra os dirigentes agropecuários. "Quatro pessoas em quem ninguém votou, as quais ninguém elegeu", que "se reuniam, deliberavam, decidiam e comunicavam ao resto dos argentinos quem podia andar pelas estradas do país e quem não", afirmou a governante, ao se referir aos bloqueios organizados pelos líderes empresariais nas rodovias de todo o país.

Segundo ela, ao ver esse cenário, percebeu que o problema não estava no aumento das restrições às exportações de grãos decretado por seu governo, mas sim na "interferência na própria construção democrática, que diz que os representantes do povo escolhidos em eleições são os que deliberam".

www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: