17.6.08

16 de junho de 2008
UNE comemora vitória da UnB com a decisão de paridade na eleição para reitor

Por 35 votos a 27, alunos, professores e servidores da Universidade de Brasília terão mesmo peso durante eleições para reitoria

Na última sexta-feira (13), foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) a paridade na eleição para reitor e demais cargos diretivos da Universidade de Brasília.

Foram 35 votos favoráveis e 27 votos contrários à paridade. Desta forma, a instituição dará o mesmo peso aos votos de professores, alunos e servidores nas eleições para reitor, que devem acontecer dia 18 de setembro. O Consuni realizará outra reunião no próximo dia 20 para definir como será a votação.

A paridade nas eleições era uma das antigas reivindicações dos alunos da UnB, que ocuparam a reitoria da universidade em abril deste ano. A bandeira é antiga na história da Universidade, sendo que três eleições já ocorreram paritariamente.

A UNE defende a paridade nas eleições dentro das universidades como uma forma mais democrática de decisão e esta aprovação do Conselho da UnB é o início de uma grande vitória não só para os estudantes de Brasília, mas para todos os universitários do País.

Para a vice-presidente da UNE no DF, Claudia Maya, "a decisão sobre eleições paritárias na escolha do reitor da UnB tem um simbolismo muito grande, porque essa é uma bandeira histórica do movimento estudantil".

"Agora pretendemos lutar para fortalecer a participação do estudante não apenas na escolha do reitor, mas no conselho universitário e em outras decisões importantes referentes às diretrizes da universidade. Este foi um primeiro passo de uma grande conquista, que devemos ampliar e servir como exemplo para que outras universidades públicas adotem a mesma postura", completou Claudia.


Da redação
Com informações do Correio Brasiliense

www.une.org.br

Nenhum comentário: