27.5.08

26 de maio de 2008
Bartíria se torna a 1ª mulher a presidir a Conam

Pela primeira vez em 26 anos, o movimento comunitário terá uma mulher à frente de sua principal entidade. Os 2.100 delegados do 10º Congresso Nacional das Associações de Moradores elegeram a líder comunitária Bartíria Perpétua Lima (RJ) para a presidência da Conam. Ela vai suceder Wander Geraldo, que presidia a entidade desde 2002

Após três dias de atividades, o congresso foi oficialmente encerrado neste domingo (25), no Ginásio Municipal de Esportes de Lauro de Freitas, município da região metropolitana de Salvador (BA). Bartíria encabeçou a chapa única e ampla que definiu a composição da diretoria, com 63 membros — 21 deles na direção executiva. Também foram eleitos os 110 nomes que vão compor o Conea (Conselho Nacional de Entidades Associadas da Conam). Trata-se da segunda mais importante instância de deliberação da entidade, atrás apenas do congresso.

Em ato simbólico, os diretores tomaram posse no sábado (24), logo após serem eleitos. Além de independentes, a direção tem nomes das mais variadas vertentes, como PCdoB, PT, PSB e PDT, mais lideranças locais de PPS, PR, PMDB e outras forças. "Esse resultado é fruto de muita unidade, construída na percepção do dia-a-dia, nos debates, nas plenárias, com a participação de todos", declarou ao Vermelho a nova presidente da entidade.


www.une.org.br

Nenhum comentário: