11.4.08

UNE promove Dia Nacional de Lutas nas universidades federais


10 de abril de 2008
UNE promove Dia Nacional de Lutas nas universidades federais

Dia 17 de abril, estudantes realizarão atos em universidades federais pela regulamentação das Fundações de apoio, autonomia de gestão financeira dessas instituições, eleições diretas para reitoria e paridade nos conselhos deliberativos, entre outros pontos

A UNE promove dia 17 de abril o Dia Nacional de Lutas nas universidades federais. Trata-se de uma série de atos e aulas públicas em cerca de 20 instituições do Brasil para chamar a atenção para a regulamentação das Fundações de apoio, autonomia de gestão financeira dessas instituições, eleições diretas para reitoria e paridade nos conselhos deliberativos, fim da DRU e por 10% do PIB para a Educação e expansão de vagas nas universidades públicas.

Essa ação também é uma demonstração de solidariedade a luta encampada pelos estudantes da UnB. Para a UNE, o caso demonstra a total ausência de controle da comunidade acadêmica e mesmo do Poder Público sobre estas instituições.

As Fundações de Apoio surgiram na década de 90 como um instrumento para a universidade pública captar recursos junto à iniciativa privada para pesquisas, projetos e atividades específicas. Além disso, servem como instrumento para driblar uma legislação atrasada, com entraves burocráticos que engessam a gestão financeira das universidades, travando a sua autonomia.

Entretanto, tais fundações funcionam, na maioria das vezes, à revelia dos Conselhos Universitários das Instituições de Ensino Superior. O caso da UnB demonstra a total ausência de controle da comunidade acadêmica e mesmo do Poder Público sobre estas instituições.

Baixe aqui o panfleto do Dia Nacional de Lutas nas universidades federais


Da Redação

Nenhum comentário: