4.4.08

UJS Minas tem destacada participação na Jornada de Lutas

UJS Minas tem destacada participação na Jornada de Lutas

A cidade de Montes Claros deu início à jornada de lutas através de uma passeata com cinco mil estudantes no estado de Minas Gerais. Além das bandeiras pautadas, a passeata cobrou também a promessa de um projeto de transporte público para os estudantes, prometido pelo prefeito municipal, Athos Avelino (PPS) há dois anos.

Uma comissão de estudantes compostas pelos líderes estudantis e o presidente municipal da UJS, José Lousada Neto foi recebida pelo vice-prefeito, Sued Kennedy (PT) e pelo presidente da empresa de transportes local, José da Conceição. Essa reunião contou com a presença do vereador Lipa Xavier (PC do B), autor da lei do meio-passe no município, e no decorrer da passeata a UJS de Montes Claros filiou dezenas de jovens e já programa novos atos.

No vale do Aço a UJS da cidade de Timoteo participou de maneira destacada da jornada de lutas, promovida pelas entidades. Manifestações ocorreram também em Ipatinga e Coronel Fabriciano, em que a UJS tem atuado não só nas escolas e faculdades, mas também têm levado a serio a tarefa de ajudar no crescimento da entidade levando para o gramado de futebol as tarefas militantes.

Durantes os jogos no estádio Louis Ensch, casa do jovem time operário do Saci e nas partidas no Ipatingão, na cidade vizinha de Ipatinga, não é incomum ver tremulando entre bandeirões de torcidas organizadas a bandeira branca e vermelha da União da Juventude Socialista.

A bandeira sempre é posicionada atrás do gol, o espaço sempre repetido não é à toa. Durante os lances mostrados na TV é a bandeira da UJS que aparece na casa dos mineiros. A tática alternativa já rendeu frutos, e vários jovens curiosos com a imagem do guerrilheiro Che Guevara já se filiaram durante as partidas.

Em Betim a UJS se fez presente, com muitas faixas e bandeiras os jovens socialistas participaram do ato que parou as ruas da cidade na região metropolitana de Belo Horizonte.

Para a Viviene Adriana, Secretária Geral da UJS mineira a organização deve estar atenta para as manifestações que, segundo a dirigente, é um rico espaço de disputa de idéias e corações. "A passeata é um momento de grande emoção na vida do estudante, acostumado com tanta apatia. O ato é um momento de euforia de descontração, porém é também um ato de muita política e é neste momento que devemos nos apresentar, apresentar o socialismo, disputar idéias e filiar jovens" afirma.

Em Belo Horizonte o clima foi de euforia, o presidente da UJS da capital, Fagner Senna, ainda não tem o numero certo de filiados, porém apresentou a fundação de 10 novos núcleos de organização da UJS, gerados durante a mobilização da jornada de lutas de março. A presidente Estadual da UJS, Patrícia Nogueira reafirmou a importância das passeatas para a saúde da organização. "Devemos participar de todos os atos progressistas, no dia das mulheres no dia do trabalhador, onde não houver manifestação cabe aos jovens socialistas forjarem uma na luta e é na luta que a UJS cresce", afirmou enquanto comemorava os bons resultados.

Pedrinho Leão – UJS / MG


Nenhum comentário: