23.2.08

Quer Mudar o Brasil? Não Fique só na Vontade. Participe!

Quer Mudar o Brasil? Não Fique só na Vontade. Participe!

Quer mudar o Brasil? Não fique só na vontade!

UJS estará presente na I Conferência Nacional de Juventude levantando bandeiras e ajudando a transformar a sociedade

A primeira Conferência Nacional de Juventude acontece em Brasília entre os dias 27 e 30 de abril de 2008. Mas as etapas estaduais e municipais, que culminarão neste grande encontro, tiveram início em setembro de 2007, trazendo à tona um amplo processo de debates e diálogos importantes para os jovens brasileiros.

E a União da Juventude Socialista não e não vai ficar fora dessa!

O ex-presidente da UBES e responsável, na direção da UJS, pelas Políticas Públicas de Juventude (PPJ), Thiago Franco, já está reunindo o planejamento de ações dos mais diversos estados sobre os temas que serão abordados no decorrer do evento (Se você ainda não enviou o planejamento do seu estado não perca tempo).

A Conferência tem por objetivo fazer com que as discussões sobre as fragilidades encontradas pelos jovens cheguem ao Governo Federal. Para isso o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um recorte definindo como "jovem" as pessoas de 15 a 29 anos de idade, o que representa um quarto da população brasileira.

Para Thiago Franco, a importância da participação da UJS em todo o processo da Conferência é nítido. "É importante debatermos a necessidade de consolidar as PPJs como política de Estado, buscando a consolidação dos Conselhos e secretarias e lutando pela aprovação, no Congresso Nacional, de importantes projetos como o Estatuto da Juventude e a PEC da Juventude".

Além disso, a UJS defende o direito da juventude ter espaço para discutir política, opinar em orçamentos participativos, conselhos, entidades, plebiscitos e ter mais acesso aos meios de comunicação.

Outro tema importante são as políticas setoriais. “Para a UJS, não tem segredo falar nas políticas setoriais. Cada uma de nossas frentes de atuação levantarão as bandeiras de luta que, cotidianamente, defendem no conjunto da sociedade”, conta Thiago esclarecendo que não se deve confundir defesa de políticas setoriais com a defesa de políticas que visam dividir a juventude. "As políticas públicas devem ser as mais globalizantes e transversais possíveis".

De acordo com o documento base da Conferência o jovem é o elo que liga o passado e o futuro e o poder público não tem muito conhecimento sobe a realidade em que eles vivem. O encontro é necessário para que a sociedade seja ouvida e que o Governo Federal possa investir em educação, trabalho, cultura, tecnologia, lazer, esporte, meio ambiente, saúde, direito à segurança e valorização da diversidade tendo consciência dos reais problemas que afetam os jovens brasileiros.

É preciso pensar na "exclusão social", em que os jovens foram os mais afetados, como sendo decorrente do modelo econômico adotado nas últimas décadas, e a conferência contará com espaços de debates e soluções sobre como a oferta de bens e serviços públicos hoje é insuficiente para atender as demandas, como tirar os jovens da lista de maiores protagonistas da violência e principalmente como reinseri-los na sociedade e proporcione meios para que eles realmente sejam a promessa de um futuro melhor.

O documento base da I Conferência Nacional de Juventude pode ser lido na íntegra no site www.juventude.gov.br/conferencia .

Nenhum comentário: