28.1.08

UJS seleciona 6 jovens para estudar Medicina em Cuba. Participe!



UJS seleciona 6 jovens para estudar Medicina em Cuba. Participe!


Está aberto o processo seletivo para estudar na Escola Latino-americana de Medicina, em Cuba.
Todos os anos, desde 2004, a União da Juventude Socialista recebe bolsas de estudo da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), em Cuba, para selecionar jovens de baixa renda para realizar o sonho de cursar Medicina.


Neste ano, serão 6 jovens (3 homens e 3 mulheres), de baixa renda, de até 25 anos, para estudar Medicina na ELAM.


Referência mundial na areal, A ELAM já conta com aproximadamente 7200 estudantes e foi concebida para formar gratuitamente como médicos que em seus países dificilmente conseguiriam concluir seus estudos em medicina. São jovens que retornam a suas comunidades para contribuir com a sustentabilidade de seus sistemas de saúde. Assim, revestidos de uma profunda concepção humanista e solidária, surge este grande projeto científico-pedagógico que atualmente acolhe estudantes de 24 países, sendo 19 latino-americanos, 4 africanos e os Estados Unidos.


Neste ano, a UJS fará uma pré-seleção através deste questionário (clique aqui para baixar) que deverá ser entregue devidamente preenchido até o dia 30 de janeiro (quarta-feira). Neste período, os candidatos devem ir providenciando a documentação necessária, caso sejam selecionados, pois o prazo é curto e tem o carnaval no meio.


Os jovens pré-selecionados serão divulgados no dia 31 de janeiro e deverão comparecer a uma entrevista em São Paulo no dia 07 de fevereiro. No dia seguinte, será divulgada a lista dos selecionados e dos suplentes que deverão estar com toda a documentação pronta até o dia 10 de fevereiro (é o prazo da embaixada cubana).


Os critérios e documentação exigidos pela embaixada cubana estão aqui relacionados:


1) Ter no máximo 25 anos de idade no início do processo seletivo. Apresentar certidão de nascimento, devidamente registrado em Cartório e no Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) .
2)Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, cubrindo obrigatoriamente as disciplinas de física, química e biologia. Apresentar certificado e histórico escolar do Ensino Médio (com firma reconhecida em cartório e legalizados pelos Ministérios da Educação e das Relações Exteriores). .
3) Não ter impedimentos físicos e mentais que o impossibilite de cumprir as atividades inerentes a sua formação. Uma vez graduados, exercer a profissão. Apresentar Atestado de bom estado de saúde física e mental, assim como análise clínica de HIV e de não gravidez (no caso das mulheres), creditado por resultados médicos devidamente legalizados. Manter uma adequada conduta social. Apresentar um certificado de não antecedentes criminais, nem processos judiciais pendentes, emitido pelas autoridades competentes.
5)Proceder de famíliar de baixa renda. Apresentar documento que comprove esta condição.
6) Apresnetar fotocópia do documento de identidade.
7) Apresentar passaporte atualizado.
8) Apresentar 6 fotos (2 de 4x4 e 4 de 2x2)


Uma vez selecionados pela UJS, haverá outro procedimento realizado pela embaixada de Cuba no Brasil.
Junte a documentação, envie seu questionário! Parece ser muita coisa, mas não é tão difícil. Tem uma galera estudando lá!
Em caso de dúvida, entre em contato com Ticiana pelo telefone 11- 83206087 - e-mail: titialvarez@yahoo.com
Boa sorte!

Comissão Nacional de Seleção

Nenhum comentário: