27.1.08

Seminário Secundarista propõe novo tempo



Seminário Secundarista propõe novo tempo


Acabou nesta segunda-feira o Seminário Nacional sobre Movimento Secundarista da UJS. Composto pelas direções da UJS nos estados, pelo coletivo estudantil e pelo coletivo Hip Hop, o seminário teve ampla participação e conseguiu fazer jus aos seus objetivos.

Primeiro, foi realizada uma profunda discussão sobre a educação brasileira, a Nova Escola que queremos, e os projetos e planos em curso, como o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento para a Educação (PDE). Os secundaristas reafirmaram a importância da elaboração para conseguir influenciar nos destinos da educação no Brasil. “Ninguém melhor do que os estudantes que vivem o dia-a-dia da educação no nosso país para identificar suas insuficiências e construir a escola que queremos. Esse debate é de fundamental importância para estudarmos coletivamente, entendermos e influenciarmos no sentido de fazer avançar os projetos em curso.”, afirmou Osvaldo Lemos (Osvaldinho), membro da diretoria executiva da UBES.
O segundo dia foi dedicado a fazer um resgate do papel dos estudantes secundaristas na história do Brasil e do mundo, contado por protagonistas de dois importantes momentos: a conquista na Constituinte do voto aos 16 anos e o Fora Collor, com Apolinário Rebelo e Mauro Panzera. Foi apresentada ainda pelo presidente da UJS e Marcelo Gavião e pelo ex-coordenador geral da UJS, Ricardo Abreu “Alemão” a atuação da UJS no movimento estudantil secundarista e aspectos da nossa concepção.
Já na segunda-feira, foi a vez da síntese do seminário. O diretor de movimento estudantil da UJS, Rovilson Portella e o secretário-geral, Ossi Ferreira apresentaram o tema em torno dos desafios da/para a UJS no movimento estudantil secundarista. O debate, conduzido pelo presidente da UBES, Ismael Cardoso, foi intenso, contou com mais de 35 intervenções e entrou madrugada a dentro. Uma verdadeira rave, mostrando que a UJS está atenta a esses desafios e que toda a militância está pronta!

Nenhum comentário: