3.12.07

XV CLAE REFORÇA O PAPEL DOS ESTUDANTES BRASILEIROS NA UNIFICAÇÃO DO CONTINENTE



XV CLAE REFORÇA O PAPEL DOS ESTUDANTES BRASILEIROS NA UNIFICAÇÃO DO CONTINENTE


A América Latina mais unida, mais justa e cada vez mais jovem. Este é o futuro desejado pelos 1200 estudantes que realizaram, até o último domingo (18), o XV Congresso Latino-Americano e Caribenho de Estudantes (CLAE), na cidade de Quito, Equador. Com grande participação das entidades estudantis brasileiras, UNE, UBES e ANPG, o CLAE reforçou os laços entre os países da região, que vivem um momento de crescente participação popular e dos movimentos sociais organizados. As resoluções do XV CLAE foram divididas em "Conjuntura Política" "Educação e Ciência" e "Movimento Estudantil Continental". As propostas aprovadas pelos delegados do CLAE incluem a defesa da soberania dos povos, o combate ao imperialismo e à atual política norte-americana, estratégias de desenvolvimento para a América Latina, com redução da pobreza e inclusão social. (Veja todas as resoluções mais abaixo).


Unificação O fim do CLAE aconteceu com uma grande marcha pelas ruas de Quito, com a presença de mais de 1000 estudantes. Com faixas e bandeiras de todos os países presentes, eles reividicaram o aprofundamento das mudanças em curso na América Latina. Segundo a presidente da UNE, Lúcia Stúmpf, que participou das principais atividades do encontro, a unificação dos jovens latino-americanos é inevitável:


"A força do movimento estudantil em todo nosso continente cresce dia a dia nas batalhas contra a mercantilização da educação e pela ampliação da oferta de vagas, com garantia de financiamento no ensino público. Isso reforça a justeza das lutas travadas pelos estudantes brasileiros sob a direção da UNE e UBES. Saímos desse XV CLAE com a certeza de que a unidade da América Latina se traduzirá em um continente mais livre e soberano, construido pelas mãos dos estudantes e da juventude", disse.


Direto de Quito Diretamente de Quito, o EstudanteNet recebeu o relato do brasileiro Luciano Rezende, secretário executivo da OCLAE(Organização Latino-Americana e Caribenha de Estudantes), entidade organizadora do encontro. Ele destacou as atividades do movimento estudantil brasileiro no CLAE e o papel da UNE, UBES e ANPG na busca pela unidade nas mobilizações juvenis do continente.


A UNE foi homenageada pelos seus 70 anos e reconduzida ao Secretariado Executivo da OCLAE (ao lado da FEU de Cuba e a UNEN da Nicarágua). De igual maneira, Ubes e ANPG também foram reeleitas para mais um período no Secretariado Geral da OCLAE, sendo responsáveis pelos movimentos secundarista e de pós-graduandos, em todo o continente.

Nenhum comentário: