23.10.07

Eleições em Cuba e nos EUA são ‘opostas’, diz Fidel



20/10/2007


Eleições em Cuba e nos EUA são ‘opostas’, diz Fidel
Líder criticou eleições nos EUA na véspera de pleito em Cuba. Para Fidel, só é possível se candidatar nos EUA com milhões de dólares.



O líder Fidel Castro afirmou neste sábado (20) em sua coluna de "Reflexões" que as eleições em Cuba são "a antítese" das realizadas para escolher o presidente dos Estados Unidos, nas vésperas do pleito municipal convocado para domingo (21) na ilha. "Nossas eleições são a antítese das que ocorrem nos Estados Unidos, não num domingo, mas na primeira terça-feira de novembro. Ali, o principal é ser muito rico ou contar com o apoio de muito dinheiro", afirma Fidel no artigo, que ganhou destaque nas capas dos jornais oficiais “Granma” e “Juventud Rebelde”.


Com a manchete "As Eleições", Fidel critica o sistema eleitoral dos EUA, no qual considera é preciso "investir quantias enormes em publicidade, que é especialista em lavagem de cérebros e reflexos condicionados". Embora faça uma ressalva de que "há honrosas exceções", ressalta que ninguém pode aspirar a nenhum cargo importante se não dispuser de milhões de dólares.


"Para ser eleito presidente, são necessários centenas de milhões, que saem dos cofres dos grandes monopólios. O candidato pode ganhar com uma minoria dos votos nacionais", acrescenta. Ele comenta ainda que, nos EUA, cada vez menos cidadãos vão às urnas, já que muitos preferem trabalhar ou dedicar o tempo a outra coisa. “Há fraudes, truques, discriminação étnica e até violência", escreveu.


Eleições em Cuba Fidel disse que é inusitado o fato de que mais de 90% dos cidadãos votam em Cuba, e que os estudantes protejam as urnas. "Isso é inacreditável em um 'obscuro cantinho do mundo', agredido e bloqueado, que se chama Cuba.


Cerca de 8,3 milhões de cubanos foram convocados para votar nas eleições municipais deste domingo em Cuba dia 21/10/2007 .




Nenhum comentário: