29.9.07

Serra quer Privatizar 18 importante empresas estatais estratégicas


Os 25 bilhões de SerraAs privatizações voltam a ocupar a cena no estado de São Paulo.


Matéria divulgada pelo jornal Valor Econômico, revela que o governador José Serra iniciou processo de contratação de instituições financeiras para assessorar o governo no levantamento patrimonial de 18 estatais paulistas.Realizou-se uma divisão prévia das estatais em três grandes grupos, segundo o potencial de venda e valor de mercado.


O banco Nossa Caixa, a Sabesp e a empresa de energia elétrica Cesp estão no grupo de “ouro”. Só com essas empresas estima-se a arrecadação de 25 bilhões de reais na venda. No segundo grupo aparecem empresas como o Metrô e a Companhia de Trens Metropolitanos – CPTM. Por último, estão empresas “desimportantes” como a Companhia de Tecnologia de saneamento Ambiental - Cetesb, a Imprensa Oficial do Estado de S.A. e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP.Serra vai retirando a sua roupagem de desenvolvimentista, vestida na campanha, e escancara o seu verdadeiro e único projeto: o neoliberal.


Ele está comprometido com a privatização do estado, a condução monetarista da economia e subserviência à iniciativa privada, em especial, de capital estrangeiro. Em sua maioria, foram bancos estrangeiros que depositaram propostas para ganhar o contrato de levantamento do preço das estatais.Os movimentos sociais, os políticos sérios e a sociedade civil paulista devem estar prontos para se contrapor a tal projeto. Empresas lucrativas e de respeito, não podem ser vendidas para satisfazer a sanha privatista de tucanos e da iniciativa privada.


Nenhum comentário: