4.3.07

Dinamarca reprime protestos juvenis com violência


Cerca de 500 pessoas foram presas em Copenhague, na Dinamarca, após duas noites de protestos contra a desocupação de um centro juvenil da capital. O centro juvenil era ocupado por jovens de esquerda, anarquistas e punks, havia quase 20 anos, mas em 2000 o prédio foi vendido a um grupo cristão. Ativistas dizem que mais protestos estão sendo planejados para os próximos dias.''A batalha vai continuar por um longo tempo. Enquanto não houver um centro juvenil em Copenhague, haverá luta para ter um'', disse o porta-voz do centro juvenil.


Entre os detidos nas últimas horas estão vários jovens alemães, que foram à capital dinamarquesa para apoiar os jovens manifestantes contrários ao fechamento e despejo de um centro juvenil alternativo, e que serão imediatamente expulsos do país, anunciou um porta-voz policial.


As autoridades da Alemanha e da Dinamarca coordenam suas forças na fronteira entre os dois países para evitar que outros jovens alemães possam se somar aos jovens dinamarqueses e provocar mais distúrbios.

O clube jovem Ungdomshuset de Copenhague estava ocupado desde 1981 e foi vendido no ano passado pela Prefeitura da capital a uma igreja independente.

Os moradores justificam que a cidade não tem o direito de adquirir o prédio, que já recebeu concertos de cantores como Nick Cave e Bjork.
Após serem despejados pelas forças antidistúrbios na noite de quinta-feira, os jovens dinamarqueses reivindicaram a ajuda solidária de outros jovens de países vizinhos como Noruega, Suécia e Alemanha, muitos dos quais se juntaram a eles nos conflitos da noite de sexta-feira. 04/03/2007

Nenhum comentário: