7.2.12

EM BLUMENAU ESTUDANTES FECHAM TERMINAL CONTRA O REAJUSTE DE 33% DA PASSAGEM

Novo protesto está marcado para 5ªf; prefeito ainda não se manifestou
Cerca de 200 estudantes fecharam o Terminal Proeb (um dos cinco terminais rodoviários de Blumenau, Santa Catarina) para protestar contra o aumento, proposto pelo Consórcio Siga, de 33% na tarifa do transporte público da cidade. Caso o novo valor seja aprovado, a passagem irá de R$ 2,57 para R$ 3,43, colocando o sistema de transporte público de Blumenau no topo da lista dos mais caros do estado.
Os estudantes, acompanhados por dois caminhões com alto-falantes, saíram da prefeitura de Blumenau por volta das 18h30 e marcharam até o terminal rodoviário, onde se sentaram para impedir a saída dos ônibus até as 19h50. A maioria dos passageiros no terminal aderiu ao protesto. Aplaudiram e cantaram junto com os estudantes palavras de ordem.
À frente das mobilizações, a União Catarinense de Estudantes (UCE), juntamente com os sindicatos e trabalhadores, marcaram um novo ato para a próxima quinta-feira, dia 9, às 18h30, saindo da Prefeitura de Blumenau e seguindo pela Rua Sete de Setembro pelo corredor de ônibus até o Terminal da Fonte.
Após o ato de ontem,  Humberto Sackl, presidente do Consórcio Siga, disse que a mobilização dos estudantes não será levada em conta pela empresas na definição do novo valor da tarifa do transporte coletivo e justifica o aumento afirmando que o novo valor está adequado para ressarcir o prejuízo que as empresas registraram em 2011, pois desde setembro de 2010 não houve aumento da tarifa.
Dérique Hohn, da UCE, está confiante na força e na pressão exercida pela população: “Esse aumento causou revolta na população de Blumenau. Vamos todos às ruas lutar contra isso!”.
Camila Hungria
Foto: Jaime Batista da Silva

Nenhum comentário: