1.8.10

1º Encontro Nação Hip-Hop Brasil Santa Catarina


A tarde de sábado (19) foi muito importante para o futuro do hip-hop. A passarela Nego Quirido em Florianópolis, Santa Catarina, serviu de cenário para discussões calorosas, sobre temas polêmicos. O 1º Encontro Nação Hip-Hop Brasil Estadual, reuniu mais de cem pessoas para refletir, discutir e ouvir muito hip-hop.


Renan, DBS, Will, falaram sobre “Hip-hop Cultura Popular”. Os caras também foram questionados quanto ao posicionamento em relação à violência contra mulher. Cada um deixou sua mensagem e contou um pouco sobre sua experiência de vida. Renan, do Inquérito, se comprometeu a usar o tema em suas músicas, como forma de contribuição. Já DBS disse que a contribuição dele é continuar fazendo rap. Mas, que não segue nenhuma regra em suas letras. “Se for para seguir uma cartilha. Eu prefiro parar de fazer rap”, afirmou.


Na sequencia, foi à vez dos representantes do Portal Rap Nacional, Elaine Mafra e Mandrake, participarem de uma discussão ao lado de Douglas (Realidade Cruel), Gregori (Total Drama), Japão (Viela 17), Toni. C, Marrom e Refém. As ideias fluíram em torno de debates ligados a “Produção de Cultura Digital” e “Justiça Social”, tendo como mediador Kim Isac.


O público teve a oportunidade de questionar os participantes do debate, e soltaram o verbo. Um dos pontos fortes do bate-papo foi quando Japão falou sobre a falta de empenho por parte de alguns MC’s, que não correm atrás de trampo e ficam parados reclamando da vida. “O cara passa o fim de semana inteiro na balada. Na segunda-feira não consegue acordar cedo para procurar um trabalho. E depois senta e escreve uma letra para dizer que a vida tá difícil”, alfinetou. http://www.alquimidia.org/nacaohiphopbrasilsc/index.php


As falas de pessoas tão experientes, que estão na correria do hip-hop há décadas, serviram para mostrar para o público que nem tudo são flores. Que a caminhada é difícil e que para tudo que se faz na vida, é preciso ter profissionalismo e força de vontade.


A noite, nem a chuva impediu que a galera curtisse um super show com grupos locais, Refém. Para encerrar com chave de ouro, subiram no palco DBS e a Quadrilha e Realidade Cruel. Mas, essa história fica para uma próxima notícia.


A equipe do Portal Rap Nacional continua em Florianópolis. A qualquer momento traremos mais informações.


Nenhum comentário: