18.5.10

Com Lula e Dilma, 200 mil pessoas festejam o 1º de Maio unificado


Cerca de 200 mil pessoas festejaram o 1º de Maio unificado, em São Paulo, organizado pela CTB, Nova Central e UGT. O ponto alto do evento se deu com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da pré-candidata à Presidência da República, a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Ao lado dos presidentes das três centrais sindicais, Lula e Dilma destacaram a importância da comemoração do Dia do Trabalhador, principalmente pelas conquistas que os brasileiros e as brasileiras de todo o país obtiveram durante os últimos anos.

“Quem viveu no século passado sabe o quanto foi duro para os trabalhadores conquistarem os direitos trabalhistas que temos”, lembrou Lula, para em seguida se dirigir aos milhares de jovens na plateia e expor uma das principais bandeiras das centrais sindicais: “Hoje vocês trabalham oito horas por dia graças às conquistas do passado. Mas hoje todos aqui estão na luta pela redução da jornada de trabalho. É preciso reduzir para 40 horas para que a gente possa colocar mais pessoas no mercado de trabalho”, destacou.

Dilma também destacou a importância do 1º de Maio, elencando uma série de motivos que permitem aos brasileiros realmente comemorarem a data. “Hoje é sem duvida um dia de celebração e luta. E nós, brasileiros, temos sim muito o que comemorar: temos um salário mínimo que hoje vale 300 dólares; o Brasil hoje cresce, mas não como antes, para poucos é um país que tirou 24 milhões de pessoas da pobreza, que tem crédito e mercado interno forte, fatos conquistados em grande parte graças ao trabalho e empenho das centrais sindicais”, afirmou.

Data histórica

Ao lado presidente da Nova central, José Calixto Ramos, e do presidente da UGT, Ricardo Patah, o presidente da CTB, Wagner Gomes, fez questão de relembrar a importância da data do 1º de Maio. “Muitos morreram ao longo de mais de cem anos para que conseguíssemos estar aqui hoje, celebrando o Dia do Trabalhador. Esta festa e este ato são uma singela homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadores que fizeram parte dessa luta”, afirmou.

Em seu discurso, Calixto destacou o caráter internacionalista do 1º de Maio. “Esta é uma festa que está sendo realizada em todo o mundo, uma data que já existe há mais de cem anos. O 1º de Maio tem que ser dedicado não apenas aos trabalhadores brasileiros, mas àqueles que todo o planeta”, disse.

Ricardo Patah, por sua vez, lembrou a todos de duas outras datas importantes completadas em 2010: os 70 anos do salário mínimo e os 25 anos da redemocratização do país. “São marcos que merecem nosso destaque, por se tratarem de importantes conquistas que tiveram a participação ativa da classe trabalhadora”, afirmou.

Personalidades políticas

Diversas personalidades acompanharam o ato político do 1º de Maio unificado. Estiveram ao lado de Lula, Dilma e dos três presidentes das centrais o delegado federal Protógenes Queiroz, os senadores Aloísio Mercadante (pré-candidato ao Governo de São Paulo) e Eduardo Suplicy, os vereadores Gabriel Chalita, Jamil Murad e Netinho de Paula, o deputado federal Aldo Rebelo, entre outras autoridades.

A senadora Marina Silva, também pré-candidata à Presidência da República, não chegou a tempo de participar do ato político, mas fez questão de prestigiar os festejos e ouvir as reivindicações dos trabalhadores. “Afinal de contas, são eles que movem a economia do país. Temos que olhar essas justas reivindicações, como a questão da jornada de trabalho e a ratificação da convenção 158”, afirmou.

Portal CTB

Nenhum comentário: