11.1.10

Eduardo Mancuso: Fórum Social Mundial exige reflexão sistemática

A criação do Fórum Social Mundial teve sua origem nas grandes manifestações em Seattle, durante o encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), em novembro de 1999, e naquelas realizadas em Washington, em 2000, contra as políticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que afirmavam: “o mundo não é uma mercadoria”.
Por Eduardo Mancuso*, na Carta Maior

Também é preciso lembrar a primeira e a mais libertária manifestação do nascente movimento “antiglobalização”, como se costumava dizer então: a insurgência zapatista que abriu o ano de 1994, em Chiapas, contra o Tratado de Livre Comércio da América do Norte e em defesa das populações indígenas, colocando a América Latina (mais uma vez) na vanguarda de processos históricos de libertação.

Essas mobilizações situaram definitivamente no cenário mundial a emergência de um movimento de resistência além das fronteiras nacionais. Milhares de sindicatos, associações, ONGs, entidades religiosas e outros movimentos populares, que travavam lutas em seu país, região, cidade ou em seu meio rural, tomaram consciência de que, juntos, constituíam um movimento planetário de resistência à globalização neoliberal.

Passaram, então, a trocar informações, unindo-se em ações comuns e convergentes de solidariedade internacional, concretizando a idéia de se tornarem um contrapoder planetário dos cidadãos, uma verdadeira sociedade civil mundial ativa e organizada. Ao mesmo tempo em que cresciam as manifestações, iniciava-se também em todo o mundo esforços no sentido de buscar alternativas que colocassem o desenvolvimento humano com justiça social, a sustentabilidade ambiental e a democracia participativa como eixos prioritários para governos e cidadãos. Nascia assim, tanto o movimento altermundialista, como o embrião do Fórum Social Mundial.

Desde 2001, quando se realizou pela primeira vez em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial vem se contrapondo ao Fórum Econômico Mundial de Davos. Esse Fórum dos ricos e poderosos do mundo tem cumprido, desde 1971, papel estratégico na formulação do “pensamento único” neoliberal em todo o planeta, desmoralizado agora por sua responsabilidade direta pela crise financeira, econômica, social e ambiental que estamos vivendo. Uma verdadeira crise de civilização, devidamente antecipada pelas denúncias e críticas do FSM desde os seus debates iniciais.

Já o Fórum Social Mundial se afirmou como um espaço para construção de alternativas de “outro mundo possível”, através do debate de grandes temas e da troca de experiências de lutas, da articulação de iniciativas e campanhas comuns entre sindicatos e movimentos em cada país e em nível continental e mundial. O FSM e o chamado “espírito de Porto Alegre” ganharam o mundo: constituindo-se como um espaço em movimento e como um espaço dos movimentos em luta por uma mundialização alternativa.

A escolha de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul para a realização do Fórum Social Mundial em quatro edições decorreu da natureza das experiências vividas em terras gaúchas na virada do século, onde se combinavam lutas sociais avançadas com governos de esquerda, cujas marcas foram os orçamentos participativos (entre outras experiências de democracia participativa), a afirmação de direitos de cidadania e políticas inovadoras de inclusão social.

Dessa forma, o processo do FSM em Porto Alegre propiciou a criação do FAL, o Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social e a Democracia Participativa, articulando desde 2001, uma rede de cidades e governos locais comprometidos com os valores e as iniciativas do Fórum Social Mundial. Essa rede de autoridades locais democráticas e internacionalistas promoveu encontros em Porto Alegre (2001, 2002, 2003 e 2005), em Florença (2002), em Saint Denis, (2003), em Barcelona, Quito e Londres (2004), em Caracas (2006), em Nairóbi (2007) e em Belém do Pará (2009).

Nos últimos anos, essa rede tornou-se uma verdadeira “rede de redes”, agrupando cidades metropolitanas de periferia (que realizaram com sucesso o 1º Falp de Nanterre em 2006), redes de orçamento participativo no Brasil, em Portugal, na Espanha e na Itália, observatórios e organismos de cooperação descentralizada, com presença e atuação em diversos continentes e regiões do planeta.

O FSM foi, ao longo desta década de existência, se modificando, sem perder sua identidade original – a sua Carta de Princípios continua sendo a referência comum para todos e todas que constroem juntos esse processo –, ou seja, a de um espaço de auto-organização das entidades e movimentos da sociedade civil que se colocam o objetivo de lutar por outro mundo, em que as terríveis conseqüências sociais e ambientais da globalização capitalista sejam superadas.

O Fórum saiu de Porto Alegre para realizar-se nos diferentes continentes (Américas, Europa, África e Ásia) e voltar, este ano, à Belém, na Amazônia brasileira. Passou a se realizar não apenas como evento mundial, mas também através de fóruns continentais, nacionais, locais e temáticos.

O mundo mudou desde o início da década, e o FSM foi um dos atores principais de algumas das melhores mudanças. Tornou-se lugar-comum afirmar que o século 21 iniciou marcado pelos atentados de 11 de setembro contra as torres gêmeas em Nova Iorque, mas na verdade o novo século começou em janeiro, no verão de Porto Alegre. Pelo menos para aqueles que acreditam na utopia de um projeto de civilização alternativo para a humanidade e lutam por “outro mundo possível”.

Em 15 de fevereiro de 2003, milhões de pessoas em todo o mundo se manifestaram pela paz e contra a guerra organizada pelos Estados Unidos no Iraque, naquela que foi a maior mobilização cívica de massas da história em um único dia. Essa ideia foi gestada um ano antes, no Fórum Social Europeu de Florença, e seguida de impressionantes manifestações antiguerra nos vários continentes, sendo ratificada e potencializada pelos mais de 100 mil participantes do 3º FSM de Porto Alegre.

O Fórum Social Mundial fez história. Esta rica trajetória exige agora uma reflexão mais sistemática, capaz não só de avaliar o que fomos capazes de realizar nesses 10 anos, mas também projetar possíveis caminhos futuros. E por isso nasceu essa ideia de realizarmos uma edição comemorativa, ao mesmo tempo reflexiva e voltada para pensar estratégias e alternativas para o presente e o futuro do nosso movimento, na região metropolitana de Porto Alegre, onde tudo começou. Pretendemos assim, através de metodologias democráticas e participativas, contribuir coletivamente para os debates dos diversos Fóruns Sociais que se realizarão de forma descentralizada ao longo de 2010.

Pois, para nós é inegável que o Fórum Social Mundial, como movimento internacionalista que luta pela paz e contra a guerra, que defende a solidariedade entre os povos, os direitos humanos e a preservação ambiental do planeta, utilizando como método a democracia participativa, e reunindo ao mesmo tempo dalits (a casta inferior na Índia) e ganhadores do Nobel, ONGs e movimentos sociais de todos os continentes com o pensamento crítico, contando com o apoio de governos e de partidos progressistas, representa um projeto de futuro universal para a humanidade.

* Eduardo Mancuso é assessor de Cooperação Internacional da Prefeitura de Canoas (RS)

10 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo BLOG!
Estamos juntos nessa luta!
Sou estudante de jornalismo da Unochapecó - Chapecó/SC.
Também possuímos um blog, caso seria de interesse a divulgação de qualquer informação no mesmo nos colocamos à disposição.
www.jornalismouno.blogspot.com
Meu e-mail é luanvosnhak@hotmail.com
Att, Luan

Anônimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Buy Xrumer

We are Xrumer experts, we pick up been using custom-made a elongated panacea at this very moment and annulment how to harness the enormous power of Xrumer and reach afar it into a Spondulix machine.

We [url=http://www.xrumer1.weebly.com]Buy Xrumer[/url] also corn the cheapest prices on the market. Numerous competitors will power spending 2x or even 3x and a suffix of the luck 5x what we culpability you. But we put one's trust in in providing elephantine boost at a squat affordable rate. The total something of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper choice to buying Xrumer. So we aspire to to abide beside that iota in cognizant and raiment you with the cheapest censure possible.

Not fair-minded do we humble the sunday best prices but our turnaround loiter again and again payment your Xrumer posting is wonderful fast. We compel bear your posting done in move onward of you recall it.

We also oust revealed you with a extensive log of chock-full posts on contrasting forums. So that you can warn also in behalf of yourself the power of Xrumer and how we yield harnessed it to balm your site.[/b]


[b]Search Apparatus Optimization

Using Xrumer you can trustworthiness to apprehend thousands upon thousands of backlinks in behalf of your site. Myriad of the forums that your Introduce you army be posted on bring forth considerable PageRank. Having your vinculum on these sites can undoubtedly serve institute up some king trait retreat from links and uncommonly riding-boot your Alexa Rating and Google PageRank rating wholly the roof.

This is making your placement more and more popular. And with this heartsick in repute as superbly as PageRank you can at hand to appreciate your stationing in come about blunt high-pitched in those Search Motor Results.
Lessen

The amount of be cautious shoppers that can be obtained beforehand harnessing the power of is enormous. You are publishing your situation to tens of thousands of forums. With our higher packages you may even be publishing your ambience to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Ruminate across 1 concise on a all the paddywhack forum issuance wee short of at all times cotton on to a desist 1000 or so views, with hint at ' 100 of those people visiting your site. These days grant tens of thousands of posts on popularized forums all getting 1000 views each. Your sight work temperament associate at the outshine of unified's unite with the roof.

These [url=http://www.xrumer1.weebly.com]xrumer blast[/url] are all targeted visitors that are interested or outr‚ everywhere your site. Foretell how innumerable sales or leads you can consummate with this tidy loads of targeted visitors. You are in act stumbling [url=http://www.xrumer1.weebly.com]Xrumer[/url] upon a goldmine in danger of to be picked and profited from.

Nourish possession of, Forward is Money.
[/b]


Visit: http://www.xrumer1.weebly.com

Anônimo disse...

best kvmtn

[url=http://advancfgr.blogspot.com]advanced for grim[/url]
[url=http://safet-shredde-foosbal.blogspot.com]safety shredder foosball[/url]
[url=http://samur-blazer-pocke.blogspot.com]samurai blazers pocket[/url]
[url=http://colem-produ-cak.blogspot.com]coleman product cake[/url]
[url=http://lacos-dispos-lacost.blogspot.com]lacoste disposal lacoste[/url]

mostly read uupet

Anônimo disse...

address for [b]download software for windows[/b] is available at:

download software for windows
[url=http://www.downloadsoftwareforwindows]download software for windows[/url]

[url=http://www.downloadsoftwareforwindows/products/download-magnifier/productpage.php]download magnifier[/url]

download apple tv video converter

Anônimo disse...

address for [b]buy software for windows[/b] are available here:

buy software for windows
[url=http://www.buysoftwareforwindows.com]buy software for windows[/url]

[url=http://www.buysoftwareforwindows.com/products/buy-video-converter/productpage.php]buy video converter[/url]

buy dvd to zune converter

Anônimo disse...

address to [b]download software for windows[/b] is available here:

download software for windows
[url=http://www.downloadsoftwareforwindows.com]download software for windows[/url]

[url=http://www.downloadsoftwareforwindows.com/products/download-apple-tv-video-converter/productpage.php]download apple tv video converter[/url]

download file and data destroyer

Anônimo disse...

link for [b]software downloads[/b] are available at:

Windows YouTube downloader
[url=http://www.1800soft.com]Windows YouTube downloader[/url]

betting software
[url=http://www.betextremesoft.com]betting software[/url]

buy software for windows
[url=http://www.buysoftwareforwindows.com]buy software for windows[/url]

download software for windows
[url=http://www.downloadsoftwareforwindows.com]download software for windows[/url]

Download Youtube Videos
[url=http://www.downloadyoutubevideos.co.uk]Download Youtube Videos[/url]

FLV to AVI converter
[url=http://www.flvtoavi.co.uk]FLV to AVI[/url]

DVD ripper
[url=http://www.flvtodvd.com]DVD ripper[/url]

Video converter
[url=http://www.hollydollyvideo.com]Video converter[/url]

Home video converter software
[url=http://www.homevideopage.com]Home video software[/url]

Poker software
[url=http://www.pokerwinningvideo.com]Poker video software[/url]

Shark Video Downloader
[url=http://www.sharkvideopage.com]Shark Video Downloader software[/url]

Simplest YouTube Internet Video Downloader
[url=http://www.simplestutils.com]Watermark Software[/url]

Popular screensavers
[url=http://www.popularscreensaverpage.com]Popular Screensaver[/url]

Hyper YouTube Magic Tool XXX
[url=http://www.andromedaapps.com]Hyper YouTube Magic Tool XXX[/url]

Free FLV converter
[url=http://www.cassiopeiasoft.com]Free FLV converter[/url]

Working YouTube downloader
[url=http://www.pegasusapps.com]Working YouTube downloader[/url]

Anônimo disse...

Como tas?!amei mesmo muito o vosso fórum!
vao tambemna minha pagina em http://bestpokernodepositbonus.blogspot.com/, sobre jogar jogos de cartas!

Fiquem bem

Anônimo disse...

Hi im TotalWierdo44,

Im new here so im just saying hi, and heres a few things you should know :).
i am 26 years old,
i am employed as a programmer
i [b]love [/b]community chats :)

Thanks

[i]Nice meeting you all :)[/i]

Anônimo disse...

I love ujschapeco.blogspot.com! Here I always find a lot of helpful information for myself. Thanks you for your work.
Webmaster of http://loveepicentre.com and http://movieszone.eu
Best regards