30.10.09

28 de outubro de 2009

UNE e UBES a caminho de casa!

Comissão da Câmara dos Deputados aprova por unanimidade PL que reconhece a responsabilidade do Estado e indeniza a UNE pela destruição de sua sede no Rio de Janeiro durante a ditadura. “Isso nos entusiasma a batalhar pela aprovação definitiva”, comemora Augusto Chagas.

Aprovado por unanimidade na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3931/08 que reconhece a responsabilidade do Estado na destruição – pela ditadura - da sede da UNE e da UBES que existia na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro.

Estudantes e a diretoria da UNE acompanharam nesta quarta-feira, 28, a sessão na Câmara. A mobilização e pressão dos estudantes garantiram que todos os parlamentares fossem favoráveis ao Projeto de Lei, que já tramita na Casa desde o final de 2008.


“Hoje demos mais um passo importante numa luta de décadas. Reconstruir a sede da UNE é uma vitória dos estudantes e da democracia brasileira", comemorou Augusto Chagas, presidente da entidade, que coompletou: "o PL ter sido aprovado por unanimidade demonstra o apelo deste projeto e nos entusiasma a batalhar pela sua aprovação definitiva”.

Relator do projeto, o deputado Cláudio Vignatti comentou que o processo de negociação na Casa está bem maduro, e mostra também o interesse do governo na aprovação. "A proposta é adequada do ponto de vista orçamentário. Os recursos já estão garantidos", disse Vignatti, que mencionou ainda a presença da UNE na votação. "Os estudantes que compareceram na sessão foram um instrumento a mais de convencimento e ajudaram a buscar a aprovação", completou Vignatti afirmando que a pressão da UNE foi importantíssima.

“Vencemos uma batalha. Isso significa que existe a disposição dos parlamentares para o aprofundamento da democracia e pelo resgate da história do movimento estudantil”, afirmou diretamente da Câmara Marcela Rodrigues, diretora de Relações Institucionais da entidade.

Para o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o Estado brasileiro tem buscado fazer justiça àquelas pessoas que tiveram, de certa maneira, sua trajetória de vida interrompidas pela ditadura militar. “Este ‘reparo’ é feito de maneira individualizada - no caso das indenizações aos anistiados - e deve ser assim mesmo. Porém, a construção da sede da UNE e da UBES é uma compensação para todo o país, que sofreu com este período. A reconstrução de nossa sede representa o símbolo maior na construção de um pais mais democrático e justo com seu povo”, complementou Ismael Cardoso, presidente da UBES.

Acompanhe os próximos passos do PL pelo portal EstudanteNet!

Clique aqui e saiba mais sobre a luta do Movimento Estudantil pela reconstrução de sua sede, na Praia do Flamengo, 132, Rio de Janeiro.

Conheça na íntegra o PL-3931/2008

Nenhum comentário: