12.9.09

Estudantes protestam em Florianópolis

Alunos questionam a “reenturmação”, medida autoritária que obriga nessa fase do ano letivo as escolas a reagruparem estudantes nas salas de aula, causando superlotação e atrapalhando o apredizado.

Estudantes da maior escola de Santa Catarina, o IEE (Instituto Estadual de Educação), não se cansam de contestar a falta de democracia nas escolas do estado. A direção do colégio há muito tempo vem realizando um processo chamado de reenturmação. Essa prática é adotada em outros estados, como no Rio Grande do Sul, dissolvendo turmas que supostamente não teriam um número mínimo de estudantes em sala, agrupando-as em outras com o objetivo de completar o total de 40 alunos.

Sem discutir com os docentes e discentes, a direção prosseguiu com essa prática durante o ano e manifestou sua vontade de continuar neste segundo semestre. Os alunos começaram a contestar a reenturmação, por ela interromper o entrosamento dos estudantes e atrapalhar a aplicação do conteúdo pedagógico que estava sendo desenvolvido nas turmas. Isso sem contar que diminui o número de aulas de diversos professores, além de superlotar as salas de aula.

Foi nesse clima de muita contestação que estudantes iniciaram na última sexta-feira, 4, diversas manifestações, na capital e em outros estados, o que criou uma grande expectativa nos estudantes do IEE, que insistem em enfrentar a direção da escola.

Nesta terça-feira, 8, um grupo de estudantes saíram às ruas, ocupando parte da avenida mais movimentada de Florianópolis, passando na frente da Assembléia Legislativa do Estado e se concentraram até diante da Secretaria da Educação. Uma comissão foi recebida pela secretaria, porém com a tentativa de minimizar a contestação dos estudantes, insistiram que a reenturmação é um processo “técnico”. Durante a tarde os estudantes foram recebidos por deputados estaduais, que se comprometeram através da Comissão de Educação da Assembléia a apurar as denúncias de falta de liberdade para organizar o grêmio, intimidação de seguranças terceirizados, além de averiguarem o processo de reenturmação.

Os estudantes a cada dia avançam sua pauta e decidiram que vão concentrar forças na Conferência Nacional de Educação, que em Florianópolis será realizado no próximo dia 25 de setembro.

Fonte: Eduardo Soares de Lara (estudante de ciências sociais da UFSC) e Rudinei Borges (diretor da UBES de Santa Catarina).

Nenhum comentário: