17.8.09

Entidades estudantis e movimentos sociais mobilizam mais de mil pessoas em Chapecó no dia Nacional de Lutas


A União Municipal de Estudantes Secundarístas da cidade de Chapecó-SC, com o apoio da União Catarinense dos Estudantes - UCE, UNE, UBES, e demais entidades dos movimentos sociais e sindicais, organizaram uma grande manifestação com mais de mil pessoas em frente à empresa da Sádia em Chapecó. Os estudantes, maioria na manifestação, participaram ativamente mesmo sob o sol forte.

"Existem pessoas na sociedade que adoram dizer aos quatro cantos que o movimento estudantil não existe mais, que os estudantes se calam diante dos acontecimentos socio-políticos no Brasil, mas estamos mobilizados aqui em Chapecó hoje, com mais de 800 estudantes universitários e secundarístas pra dizer que Movimento Estudantil existe sim, que vamos às ruas sim e que estamos presentes no cotidiano das lutas! Essas pessoas precisam deixar a imprensa marrom de lado, pois jamais irão ver publicadas nossas lutas e vitórias, pois eles não acompanham as lutas dos estudantes e do povo no dia-á-dia, e assim, não desconhecem nosso compromisso com a sociedade e com os avanços que sonhamos pro nosso país!" afirma Vander Rodermel, Presidente da União Catarinense dos Estudantes.


O Ponto principal da manifestação foi a interdição por 40 minutos de um trecho da Avenida mais movimentada da cidade, que liga a cidade a uma rodovia federal. A interrupção foi realizada na rotula da empresa Sádia, parando o traânsito nas três pistas e depois foi a mobilização seguiu em caminhada na Avenida Atilio Fontana.

A manifestação seguiu uma agenda unificada da UNE, UBES e Movivento sindical em todo o país do dia 10 a 14 de Agosto. Foram levantadas várias bandeiras do movimento estudantil nacional como a bandeira do passe livre aos estudantes, pelo fim do vestibular, "o pré-sal é nosso" e o "petróleo continua sendo nosso!", a bandeira histórica em defesa da meia entrada,e de bandeiras locais como a luta contra a privatização da CELESC, a luta contra os aumentos abusivos do transporte público, que em Chapecó o valor da passagem custa R$ 2.10, pela construção urgente do espaço de esporte e lazer para a juventude como é o caso da pista de Skate e Patins, uma reinvidicação antiga da juventude, e, promessa de campanha do atual prefeito João Rodrigues, pela Defensoria Pública em Santa Catarina e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários.




"O mundo vive hoje uma crise econômica sem precedentes, e umas das conseqüências disso são o desemprego e aumento das desigualdades sociais. Essa crise atinge toda a população, mas os que mais sofrem com ela são os trabalhadores e a juventude que no final sempre pagam a conta da crise. Em Chapecó e região, ja foram demitidos mais de mil trabalhadores, e em sua maioria, os mais atingidos foram os jovens. E hoje dizemos em alta voz que não vamos pagar por essa crise." Declara o estudante Dérique Hohn um dos coordenadores da Manifestação.


UMES Chapecó

6 comentários:

Unknown disse...

Adorei participar...e acho que todos deveriam,por que precisando ou não dos motivos do protesto, ajuda a sociedade!!!!
Podem sempre contar com a minha presenta...mesmo eu ficando sem voz no dia seguinte....valeu muito a pena!!!
E a gente vai CONSEGUIRRR!!!!

VALEU gente.....

E continuem assim que a gente vai conseguir conquistar os objetivos!!!
Ta muito bom esse dialogo de vocês nessa página!!

Unknown disse...

foi muito massa a manifestação .....umes de luta é estudante na rua .........

produto da mente disse...

Gostaria de parabeniza-los pela excelente participação da UJS na luta contra a crise, dentre outras bandeiras que ai a fora foram empunhadas por vcs....Tenho a plena convicção, que para termos uma sociedade mais justa e igualitária, será uma constante a união entre aqueles que realmente acreditam em um socialismo em liberdade, participar e encampar lutas não é para qualquer um, portanto nestas curtas linhas, não posso relatar toda a satisfação que tive ao observar que a UJS está mais unida que nunca em torno de um ideal não utopico, mas sim possível.

A vc companheiro Dérique! Boa luta!
E saudações socialistas.

Roque

Leonardo disse...

Foi uma grande paralização, eu gostei pois teve muitos alunos participando,nada melhor que todos os alunos lutando pelos seus direitos!
É isso ai pessoal, lutando é que a gente consegue..VAMOS A LUTA!!

Unknown disse...

Isso ai .......Parabéns a todos os Movimentos sociais que estiveram junto no dia 14 de Agosto, construindo desde o inicio a mobilizaçao,aconteceu mobilizações no país todo, inumeros protestos contra as consequencias da crise economicA e chapecó não ficou fora dessa mobilização ........

A Luta não pode para......

Anônimo disse...

foi mt massa ainda mais que fexemo a rua foi muito despi....
qnd vai ter de novo pq quero i pra fase farra d novo