27.7.09

Estudantes da Unochapeco e região participam do 51° Congresso da UNE.


Estudantes da Unochapecó e região participaram do 51° Congresso da União Nacional dos Estudantes- UNE que aconteceu em Brasília nos dias 15 a 19 de Julho na Universidade Federal de Brasília.
Os Estudantes viajaram mais de 35 horas ate chegar em Brasília no 51° Congresso da UNE o fórum máximo de deliberação do movimento estudantil superior, nele se debate, discute e se vota as próximas bandeiras de luta da entidade.
Alem da participação de estudantes da Unochapecó, também teve presença confirmada no congresso o IFSC de Concórdia, Faculdade Horus de Pinhalzinho, UDESC Pinhalzinho, UDESC Palmitos, UNOESC Mondai, Faculdade Itapiranga, UNOESC São Jose do Cedro.

O Congresso da UNE é o maior fórum organizado da juventude brasileira e elegeu o estudante da USP Augusto Chagas presidente. O encontro que reuniu 10 mil estudantes de todos os 26 estados brasileiros e também do Distrito Federal. Os números do 51º Congresso da UNE mostram que ele representa, atualmente, um dos principais momentos de reflexão e decisão do movimento social brasileiro.

DebatesForam 25 espaços de debates, 13 grupos de discussão, além da inauguração de uma escultura em homenagem a Honestino Guimarães. As mesas aconteceram simultaneamente, provocando um grande fluxo de pessoas no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB.
Aconteceu no dia 16 de Julho o 1º Encontro Nacional de Estudantes do ProUni, logo após aconteceu a passeata em defesa do petróleo o congresso também debateu o pré-sal, a reforma universitária da UNE, projeto nacional de desenvolvimento e a crise mundial, AI - 5 Digital, meia-entrada, reforma política, história no movimento estudanti, Políticas públicas para juventude, 30 anos da anistia no Brasil.

A programação teve 7 shows, com artistas de diferentes estilos incluindo Leci Brandão, Móveis Coloniais de Acaju e Chimarruts, que se apresentaram em três noites. O Congresso também foi marcado por oficinas de grafismo e estêncil e demais atividades organizadas pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA da UNE) que rolaram durante todo o encontro.

Delegados
O processo para escolha dos delegados desta edição do CONUNE envolveu 92% das Instituições de Ensino Superior de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Foram 5.200 delegados eleitos em 2 300 eleições diretas, sendo que em Pernambuco, Alagoas, Goiás, Santa Catarina e Amapá todas as universidades e faculdades participaram do processo.

Dérique Höhn

Um comentário:

Dérique disse...

A Galera da Unidade de Santa Catarina mostrando sua força no congresso da UNE ........