8.6.09

USP em greve: funcionários ainda estão sob a vigilância da PM


Os policiais foram chamados na última segunda-feira (1), para cumprir um mandado de reintegração de posse pedido pela reitora Suely Vilela


A Polícia Militar voltou a ocupar, pela segunda vez em uma semana, o campus da USP na zona oeste de São Paulo para impedir que funcionários em greve bloqueassem a entrada de prédios, como a reitoria.


É fato que na manhã desta quinta-feira (4) o efetivo da PM diminuiu, mas um pequeno grupo ainda marca presença em frente a reitoria. Os policiais foram chamados na última segunda-feira (1), para cumprir um mandado de reintegração de posse pedido pela reitora Suely Vilela. Há uma semana, as entradas da reitoria da universidade estavam bloqueadas pelos manifestantes.


O movimento deve manter a paralisação até que as negociações com a reitoria sejam retomadas. "Reivindicamos reajuste salarial de 17%, mais um valor fixo de R$ 200, a suspensão da ampliação de terceirização, não aceitamos o plano de carreira com redução de salários, entre outros pontos", disse Marcelo Candagi, integrante do comando de greve.


A presença da PM no campus intimida, dizem os manifestantes. "A pressão é muito forte", relatou Marcelo. Segundo ele, muitos funcionários estão sofrendo coação por parte de seus superiores para que retomem seus postos de trabalho. "Alguns não suportam e acabam cedendo, outros são afastados devido a problemas de saúde causados pelo intenso clima de tensão", disse o integrante do comando grevista.


Durante uma reunião de um grupo de funcionários que aconteceu nesta manhã em frente ao Museu de Arte Contemporânea, acompanhada pela reportagem do EstudanteNet, o desrespeito e a desvalorização profissional foram os tema discutidos.


"Temos feito denúncias das atitudes agressivas por parte da reitoria. Também reiteramos que as negociações foram suspensas e que em nenhum momento quaisquer de nossas reivindicações foram atendidas", finaliza Marcelo que adiantou a reportagem: os próximos passos da greve serão definidos em assembleia geral que será realizada no anfiteatro do prédio da faculdade de Geografia ainda nesta quinta.



Da Redação

Nenhum comentário: