10.6.09

Raul Carrion realiza 1º Encontro Estadual do Hip Hop

O deputado Raul Carrion realiza o 1º Encontro Estadual do Hip Hop no dia 13 de junho, a partir das 14h, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. A atividade, que reunirá caravanas de todo o Estado, surgiu a partir da lei 13.043 aprovada por unanimidade e instituída em 2008, de autoria de Carrion, que criou a Semana Estadual do Hip Hop.

O Hip Hop reconhecido no Legislativo Gaúcho

O projeto de lei nasceu da movimentação do Nação Hip Hop Brasil e foi proposto ao parlamento gaúcho por Carrion para reconhecer este importante Movimento Cultural dos jovens da periferia, expressado através da dança, da música e das artes plásticas.

O Hip Hop no Rio Grande do Sul

A história da dança da Cultura Hip Hop no Rio Grande do Sul tem como referência inicial as festas de Soul e Funk que as grandes equipes de Black Music realizavam nas comunidades e nos salões de Porto Alegre, na década de 80. Atualmente, observa-se uma enorme difusão do movimento no estado com toda sua originalidade e com cada vez mais a cara e cultura da juventude gaúcha, que por meio da socialização da sua história e de uma luta intensa para garantir suas conquistas.

A aglutinação dos jovens dá ao Hip Hop o caráter de um movimento social de massas, que sem perder sua essência cultural, transformou-se em um dos principais canais de manifestação da juventude urbana sendo assim protagonista também das lutas e dos avanços da sociedade brasileira.

“A aprovação unânime do projeto pelo Legislativo gaúcho e a realização da 1ª Semana Estadual do Hip Hop, expressada pelas atividades deste 1º Encontro Estadual do Hip Hop são demonstrações da importância deste movimento e de seu crescente protagonismo. Saúdo os participantes desta atividade que certamente marcará o calendário cultural do Rio Grande do Sul” ressalta Carrion.

Os deputados Mano Changes (PP) e Ronaldo Zulke (PT) são parceiros na realização da atividade por acreditarem no esforço conjunto do Legislativo Gaúcho para que se criem políticas públicas por meio da Cultura.

Programação:
13h – Inicio com Discotecagem(DJs Peia, Martins e Piá)
14h – Cerimônia de Abertura
(Dep. Raul Carrion, Dep. Mano Changes, Dep. Zulke, Nação Hip Hop Brasil, Org. Cult. Mov. Hip Hop, Sitio, Omega Hip Hop, Cufa, CASULO 470, Instituto Trocando Idéias, MCS para Paz, Alvo Cultural, Associação Labirinto, Novo Hamburgo é o Alvo, Cooperativa Adversus)
16h – Espetáculo “Hip Hop Criado na Rua”(exibição de documentários, videoclipes, shows de rap, mostra de Basquete de Rua, Dança de rua)
22h – Encerramento da Atividade

De Porto Alegre
Liane Priscila Rodrigues

Nenhum comentário: